CHLP e Escolas Correia Mateus apresentam projeto “Adolescer saudável”

Consultas de Medicina do Adolescente já começaram

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal (CHLP) e o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus apresentam o projeto “Adolescer saudável”. Esta iniciativa de promoção da saúde do adolescente consiste na realização de consultas de Medicina do Adolescente, mensalmente, na Escola EB 2/3 Dr. Correia Mateus, e que tiveram início na passada quinta feira, 26 de Janeiro.

O “Adolescer Saudável”, enquadrado num outro projeto já com vários anos de duração chamado “O Melhor do Mundo são as Crianças”, tem como objetivo principal facilitar o acesso a cuidados médicos diferenciados a um grupo etário especialmente vulnerável.

Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHLP, refere que «a deslocação de uma equipa de Pediatras à Escola privilegia o respeito à privacidade e o direito a uma saúde integral, dedicada e vocacionada para as necessidades do adolescente nesta etapa crítica do seu desenvolvimento». «Este projecto só foi possível pela pronta adesão do diretor da Escola, Dr. António Oliveira, também ele preocupado em melhorar o acesso a cuidados de saúde dos seus alunos», salienta.

«O projeto reforça a proximidade entre o Serviço de Pediatria do CHLP e a comunidade, sempre estimulada pelos profissionais, contribuindo para a prevenção de comportamentos de risco e promoção de estilos de vida saudáveis na adolescência, bem como para a deteção de patologia médica em idades que tradicionalmente revelam um maior afastamento relativamente aos cuidados de Saúde», explica Bilhota Xavier, que é atualmente presidente da Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente.

O Serviço de Pediatria presta cuidados de saúde diferenciados às cerca de 73.000 crianças e adolescentes que residem na área de influência do CHLP, e tem capacidade para o internamento de cinco crianças na Unidade de Internamento de Curta Duração (Urgência Pediátrica), 26 na Enfermaria, 16 na UCEP e 49 no Berçário. É composto por 15 pediatras, dois pedopsiquiatras, 55 enfermeiros, dois psicólogos, um neuropediatra (através do protocolo com o Centro Hospitalar de Coimbra), cinco docentes colaboradores externos do serviço, 22 assistentes operacionais e uma assistente técnica.

Desde o início de 2009 o Serviço recebe crianças até aos 17 anos e 364 dias, embora apenas em junho de 2010 esta passasse a ser a norma para todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde. A abordagem à saúde dos adolescentes e jovens foi, inclusivamente, o tema escolhido para as XVIII Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha organizadas pelo Serviço em novembro de 2010.

Leiria, 1 de fevereiro de 2012