CHL e Politécnico de Leiria reforçam colaboração que aumenta as Consultas Externas do HSA

Acordo visa a utilização de gabinetes do Campus 5 para consulta externa de Psiquiatria
O Centro Hospitalar de Leiria e o Politécnico de Leiria chegaram a acordo para a utilização de uma das áreas do edifício científico-pedagógico do Campus 5, na Rua de Santo André, junto ao Hospital de Santo André, para a Consulta Externa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM), já a partir de 16 de setembro. Esta mudança, formalizada pelos responsáveis das duas instituições no passado dia 30 de agosto, será temporária e viabilizará o aumento da capacidade de resposta deste serviço, no âmbito do projeto de expansão das áreas da Consulta Externa que já se encontra em curso.
 
Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, explica que «esta é uma solução provisória encontrada em conjunto e com o apoio do Politécnico de Leiria, que nos permitirá iniciar algumas intervenções de expansão da Consulta Externa do HSA, e disponibilizar já os gabinetes ocupados pelo SPSM a outras especialidades em que urge aumentar o volume de consultas para dar resposta mais célere aos nossos utentes». «Estamos a reforçar a nossa equipa médica e em setembro entrarão ao serviço mais 26 médicos, pelo que temos de lhes dar condições para fazerem o seu trabalho e aos nossos utentes para serem atendidos. Esta é uma estratégia que estamos a levar a cabo em todo o Centro Hospitalar, nomeadamente também em Pombal onde já no início de setembro estarão em funcionamento dois novos gabinetes de consulta, que permitirão realizar mais consultas e de novas especialidades, sem necessidade dos utentes se deslocarem a Leiria», salienta.
 
Já Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, destaca «O Politécnico de Leiria é uma instituição pública e tem o CHL como parceiro estratégico para a área da Saúde. Esta foi uma oportunidade para reforçar a parceria entre as duas instituições, pensando nas respostas aos doentes e nos serviço público, mas simultaneamente uma forma de fazer aproximar o conhecimento ao serviço da saúde, quer através do centro de investigação CiTeChCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, que funcionam no mesmo edifício e conta com a participação de investigadores do CHL, mas também nos muitos projetos de formação e inovação que temos na área da saúde e que funcionam entre o Politécnico de Leiria e o CHL, em particular através da nossa Escola Superior de Saúde. O CHL é fundamental para a criação de competências dos nossos estudantes da área da saúde, nomeadamente pela realização de estágios clínicos. Esta colaboração vai reforçar este ecossistema de aprendizagem em contexto de imersão profissional». 
 
A escolha da especialidade de Psiquiatria prende-se com o facto que não necessitar no ambiente de consulta de equipamentos diferenciados, técnicas especiais ou apoio direto de outras especialidades, o que confere uma menor complexidade a esta mudança, quer em termos de adequação do próprio espaço, quer para o conforto dos utentes. O SPSM disponibiliza anualmente cerca de 23.000 consultas médicas e de enfermagem, que se realizam de segunda a sexta nos períodos da manhã e da tarde, com 12 médicos especialistas em Psiquiatria e dois psicólogos.
 
«Estamos certos que, tendo em conta a pouca logística que implica e a proximidade física de ambos os edifícios, será uma boa solução para profissionais e utentes», afirma Licínio de Carvalho. Os utentes do Serviço receberão atempadamente todas as informações necessárias para se dirigirem ao novo espaço da consulta externa, e poderão fazer a sua admissão diretamente nesse local num balcão administrativo, sem necessidade de se dirigirem antes à Consulta Externa do HSA.
 
Também do lado do Politécnico de Leiria a escolha da especialidade da Psiquiatria pode ter importância no alargamento da oferta formativa na área da saúde. «Numa altura em que estamos a preparar uma nova oferta formativa de mestrado na área da Saúde Mental e Comunitária, esta aproximação à consulta externa de psiquiatria terá uma relevância particular», lembra Rui Pedrosa.
 
O acesso ao novo espaço será efetuado pelo portão do exterior do edifício do Politécnico de Leiria onde passarão a decorrer as consultas do SPSM, podendo os utentes estacionar nos parques do HSA ou, no caso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e portadoras do respetivo dístico, nos três lugares reservados no parque do próprio edifício para este efeito. As ambulâncias que transportem utentes para consulta poderão estacionar apenas durante o tempo necessário ao embarque e desembarque dos utentes.

2 de setembro de 2019.