CHL dinamiza Orçamento Partilhado para pôr em prática ideias dos colaboradores

"Nós também participamos" pretende promover o espírito de pertença e de comunidade

O Centro Hospitalar de Leiria acaba de lançar um Orçamento Partilhado para pôr em prática as ideias e projetos dos colaboradores que contribuam para a comunidade hospitalar. “Nós também participamos” é o nome da iniciativa que pretende dar voz às necessidades e sugestões dos profissionais do Centro Hospitalar de Leiria, promover o espírito participativo na vida da “casa amarela”, alocando um valor para a concretização do projeto mais votado, de forma democrática, pela comunidade interna. As candidaturas decorrem até junho, altura em que será conhecida a ideia vencedora. 
 
Helena Vasconcelos, coordenadora do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem do CHL, dinamizador do projeto, destaca «o caráter pioneiríssimo desta iniciativa num centro hospitalar, inspirada no que acontece nas Câmaras Municipais, que pretende auscultar as vontades dos colaboradores, e pôr o processo de decisão nas mãos dos profissionais. Em qualquer casa há sempre quem tenha ideias, quem tenha propostas, e esta é uma ótima forma dos profissionais se fazerem ouvir, de uma forma igualitária e democrática, e contribuir de forma ativa e concreta para o bem-estar comum». «O interesse demonstrado deixa-nos convictos que esta iniciativa – que de resto foi prontamente abraçada pelo conselho de administração - será um sucesso», adianta ainda Helena Vasconcelos.
 
Os projetos candidatos podem incluir serviços, programas, obras ou equipamentos, e respeitar a áreas como bem-estar, solidariedade, investigação, serviço ao utente, entre outras, com benefício para os profissionais, utentes e/ou familiares, ou ambos, desde que as propostas acrescentem valor, e o seu objetivo final seja o bem comum. 
 
A atividade quer «incentivar o espírito participativo e de comunidade, e contribuir para o exercício de uma intervenção ativa, responsável e informada dos colaboradores de todas as unidades do CHL: Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, Hospital Distrital de Pombal, Hospital de Santo André e Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria», dando «voz às necessidades e pedidos dos colaboradores», alocando «um montante a projetos que os colaboradores sintam ser necessários».
 
Podem candidatar projetos, e também votar, profissionais do quadro do CHL, o que corresponde a um universo de cerca de 1900 colaboradores. A verba a atribuir ao projeto mais votado pelos colaboradores é de 20 mil euros (acrescidos de IVA), e este deverá ser executado durante o segundo semestre de 2018.
 
As propostas têm de ser orçamentas para serem elegíveis para o concurso, e nenhuma pode ter fins lucrativos. Os profissionais podem candidatar ao Orçamento Partilhado, individualmente ou em grupo, projetos que beneficiem e sejam úteis à comunidade ligada ao CHL.
 
O Gabinete de Comunicação do CHL seleciona a lista de projetos admitidos, que é validada pelo Conselho de Administração até 8 de maio, e apresentada à comunidade hospitalar até 11 de maio. De 12 de maio a 3 de junho os autores das candidaturas devem fazer campanha de angariação de votos entre os colaboradores do CHL, sendo que o período de votação decorre de 4 a 8 de junho, presencialmente e via e-mail. Até 15 de junho o Gabinete de Comunicação anuncia o projeto vencedor, que será executado no segundo semestre do ano.

3 de abril de 2018