CHL dinamiza a iniciativa “A cozinhar é que a gente se entende” para comemorar o Dia Mundial da Diabetes

Atividades decorrem nos dias 13 e 14 de novembro, em Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria dinamiza a iniciativa “A cozinhar é que a gente se entende”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, destinada a crianças e adultos, nos dias 13 e 14 de novembro, em Alcobaça. O Dia Mundial da Diabetes celebra-se a 14 de novembro e o mote adotado entre 2021 e 2023 é o “Acesso aos Cuidados da Diabetes”, que visa sensibilizar para a importância de melhorar o acesso à educação de qualidade sobre a diabetes junto dos profissionais de saúde e das pessoas com diabetes.
 
No dia 13 de novembro a enfermeira Ana Rosa, da Consulta Externa do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), vai estar no Centro Escolar de Alcobaça, entre as 10h30 e as 12h00 para confecionar receitas saudáveis, com a ajuda das crianças da escola, procurando consciencializar para a relevância de uma alimentação adequada para a prevenção da diabetes. 
 
No dia 14 de novembro, entre as 11h00 e as 13h00, decorre uma sessão de ensinos sobre a importância da alimentação saudável e sobre a quantidade de açúcar “escondido” em muitos alimentos do dia a dia. Esta apresentação é realizada pelas médicas Maria João Órfão, Francisca Chicharro e Vanessa Vicente, do Centro de Saúde de Alcobaça. No final da sessão, há prova de receitas saudáveis elaboradas pelas crianças, e também de receitas elaboradas pelo médico do CHL e chef, João Ribeiro, bem como é atribuído um prémio para as crianças envolvidas, oferecido pela Câmara Municipal de Alcobaça.
 
Ainda no dia 14 de novembro realiza-se um showcooking, para adultos, na Granja de Cister, entre as 14h00 e as 16h00, sendo os vegetais e a fruta, os principais ingredientes das receitas, de forma a fomentar o aumento do consumo destes alimentos, e capacitar para escolhas alimentares adequadas. No final, decorre uma prova da confeção de João Ribeiro, médico do CHL e chef.
 
«Este dia comemorativo permite a transmissão de conhecimentos de uma forma dinâmica, em que o utente é chamado a ter uma atitude mais ativa e interventiva, ao contrário dos ensinos feitos em consulta, em que o utente ouve passivamente as informações, e são feitos de acordo com as necessidades do utente, mas na maioria quando o doente sai do gabinete e volta à sua rotina, os ensinos realizados não se traduzem numa melhoria da gestão da doença», refere a enfermeira Ana Rosa do HABLO.
 
«A atividade de showcooking possibilita uma melhor apreensão de conhecimentos através de exemplos práticos, com uma dinâmica interativa e até divertida. Desta forma, damos o nosso contributo para melhorar o acesso ao conhecimento sobre a alimentação, um dos pilares fundamentais para a prevenção e gestão da diabetes», explica a enfermeira gestora Isabel Costa do HABLO. «Sem nunca esquecer que “mais vale prevenir do que remediar”, é também para dar continuidade ao trabalho de enfermagem feito nas consultas de pediatria nas crianças obesas e com excesso de peso, que planeámos atividades para crianças do primeiro ciclo, também relacionadas com a preparação e confeção de receitas saudáveis.»
 
A diabetes atingia em 2019 cerca de 463 milhões de pessoas em todo o mundo, e estima-se que, em 2045, existam 700 milhões de pessoas afetadas pela doença, tendo em conta os hábitos sedentários e a má alimentação, sendo a obesidade uma das causas mais associadas a esta patologia. Entre os países europeus, Portugal é aquele que regista uma das mais elevadas taxas de prevalência da diabetes, sendo que cerca de 13,3% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos tem diabetes, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.
 
 
8 de novembro de 2023.