CHL apresenta Plano Estratégico para o triénio 2013-2015

O Centro Hospitalar de Leiria apresentou o Plano Estratégico da instituição para o triénio 2013-2015 ao Conselho Consultivo, durante a segunda reunião deste órgão, recebendo a apreciação favorável de todas personalidades que o integram. Dois pontos fulcrais também em discussão nesta reunião foram as dificuldades verificadas na dotação de pessoal, designadamente médico, e as complicações decorrentes da publicação da portaria 82/2014, que classifica os serviços e instituições do Serviço Nacional de Saúde, e que poderá esvaziar a capacidade de resposta às populações do CHL em algumas valências.
O Conselho de Administração (CA) expôs o documento, que destaca os objetivos estratégicos relativos à reforma hospitalar, à sustentabilidade económico-financeira, à articulação com as redes de cuidados primários e cuidados continuados, à adequação de cuidados às necessidades das populações e à gestão clínica. Os membros do Conselho Consultivo manifestaram as suas considerações sobre alguns destes objetivos e a sua implementação, em particular a área de influência do CHL, e a articulação com os cuidados primários, a dotação de pessoal e a prestação de cuidados ao nível da urgência, correspondendo às necessidades dos cidadãos.
Como conclusões relevantes estiveram a necessidade de uma avaliação ponderada para uma futura tomada de posição em relação à possível requalificação do hospital de Alcobaça; e, no âmbito da deliberação do CA sobre a portaria 82/2014 que classifica os hospitais, o Conselho Consultivo exprimiu apoio e comprometeu-se a acompanhar a posição assumida, continuando atento aos desenvolvimentos futuros. Ainda numa perspetiva de proximidade e aposta na descentralização, ficou definido que a próxima reunião do Conselho Consultivo será realizada em dezembro em Alcobaça.
O CA renovou a sua intenção de continuar o seu trabalho de rigor e qualidade, numa aposta para consolidar a integração orgânica e funcional das unidades que integram o CHL, de melhorar a organização global e a acessibilidade dos utentes aos serviços, bem como motivar e mobilizar os profissionais para o projeto “CHL”.
O Conselho Consultivo, presidido por Álvaro Laborinho Lúcio, é um órgão de consulta e participação na definição das linhas gerais de atuação do CHL, competindo-lhe fomentar a ligação do Centro Hospitalar à comunidade, e contribuir para uma maior proximidade dos utentes e para um CHL que se pretende, cada vez mais, afirmar como uma referência a nível regional e nacional.
O seu principal objetivo é fomentar e promover uma melhor articulação da Instituição, servindo da melhor forma as populações, e emitindo recomendações neste sentido; fomentando a participação ativa da sociedade civil e assegurando o seu contributo nas ações, iniciativas ou projetos desenvolvidos pelo Centro Hospitalar no âmbito das políticas relativas à proteção da saúde e prevenção da doença; e promover a sua divulgação, estimulando o trabalho em rede das organizações da sociedade civil e destas com o CHL.

Personalidades que compõem o Conselho Consultivo do CHL

Presidente:
- Dr. Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado, ex-ministro da Justiça e ex-ministro da República para a Região Autónoma dos Açores.

Outros membros:
- Dr. Alberto Bernardes Costa, deputado da Assembleia da República e ex-ministro da Justiça.
- Dr. Luis Filipe Marques Amado, presidente do Conselho de Administração do Banif e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.
- Eng.º Narciso Ferreira Mota, presidente da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Pombal.
- Dr. António da Silva Cabeço, assistente graduado sénior de Psiquiatria e ex-diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL, por aposentação.
- Major Manuel Ribeiro Vieira, presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo André.
- D. Maria Teresa de Noronha Santos Gallo, coordenadora do Corpo de Voluntariado de HSA.
- Enf.ª Teresa Jesus Almeida Peralta, colaboradora do Serviço de Urgência Geral do HSA e membro da Comissão da Qualidade do CHL.
- Professor Doutor Manuel Jesus Antunes, diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
- Professor Doutor José Carlos Rodrigues Gomes, diretor da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.