Centro Hospitalar Leiria-Pombal formaliza adesão à nova Plataforma de Dados da Saúde

Plataforma liga 430 instituições de saúde nacionais
 
O Centro Hospital Leiria-Pombal (CHLP) formalizou hoje, dia 29 de janeiro, a sua adesão à Plataforma de Dados de Saúde (PDS), uma rede nacional que liga 430 instituições de saúde nacionais, públicas e privadas, dando acesso a todos os profissionais de saúde aos dados dos utentes registados nos cuidados primários, hospitais e cuidados continuados.

A adesão formal à PDS e ao Portal do Profissional, foi objecto de uma sessão que contou com a participação de centenas de profissionais da instituição, e em que Henrique Martins, presidente da Comissão de Informática Clínica (CIC), do Ministério da Saúde, e Coordenador Nacional da PDS, explicou a situação actual das funcionalidades, do modo de consulta e de introdução de dados e da sua evolução para 2013. Da parte do CHLP, o processo de integração na plataforma conta com a liderança de Vitor Faria, diretor da Urgência Geral do CHLP e membro da CIC.

A Plataforma de dados da Saúde é uma plataforma Web que disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica, devidamente aprovada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, e que integra e disponibiliza informação de instituições de norte a sul do País (e qualquer local onde o utente possa vir a ser atendido). É um mecanismo que permite o conhecimento completo do utente, disponibilizando o acesso a informação dos utentes aos profissionais de saúde, sempre numa plataforma segura e confidencial, em que o acesso é restrito e auditável.

Ao permitir a partilha de dados, o atendimento ao utente será mais rápido e mais seguro, otimizando procedimentos e gerindo recursos, evitando, por exemplo, a repetição de exames na mesma altura em instituições diferentes. Outra vantagem da integração é a estandardização de conteúdos e documentos e, consequentemente, de registos, adotando uma “linguagem” universal no que toca ao atendimento dos utentes.

A PDS permite e promove a adequação dos registos de notas de alta, estabelecendo requisitos mínimos para essas notas, que são informações essenciais para a instituição que recebe o utente depois da alta de outro local, por exemplo na transferência do hospital para o centro de saúde ou para uma Unidade da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A plataforma, através de um canal específico, o Portal do Utente, em funcionamento desde Maio de 2012, inclui ainda informações carregadas pelos próprios utentes – contando já com mais de 17.000 utentes registados, e que podem ser úteis aos profissionais que os acompanham. Como salientou Henrique Martins, os registos de utentes devem ser acompanhados e promovidos pelos profissionais de saúde, como forma de estes disponibilizarem informações importantes sobre a sua saúde e os seus hábitos de vida, elementos facilitadores do seu atendimento em caso de necessidade.
As informações que os utentes mais privilegiam são os contactos de emergência (pessoas a contactar em caso de emergência), registo de alergias e de patologias. Quando preenchidas pelos utentes, as informações ficam imediatamente disponíveis para os profissionais de saúde, o que pode fazer toda a diferença quando o utente está numa situação de urgência, consulta ou internamento. Os utentes podem ter acesso a vários dados sobre o seu processo, como consultas e exames agendados em qualquer ponto do País, o seu Testamento Vital, entre outras informações, e ainda alertas de saúde adequados à sua condição, por exemplo de obesidade.

A integração de todas as instituições do SNS estará completa até ao final de fevereiro de 2013, e estima-se que, até ao fim do ano, estejam registados cerca de dois milhões de cidadãos no Portal do Utente.

Leiria, 30 de janeiro de 2013