Centro Hospitalar Leiria-Pombal assume-se como referência na Cardiologia

Reunião Challenges in Cardiology lança plataforma de formação única no país


O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Leiria-Pombal assume-se como uma referência nesta especialidade a nível nacional e lança-se num projeto que lhe permita ocupar um lugar de relevo no plano internacional. Prova desta ambição é o encontro internacional 2nd Challenges in Cardiology, que reúniu nos  dias 6 e 7 de julho especialistas de vários países para debater o que de melhor se faz em cardiologia e os novos avanços e soluções na área, e para partilhar experiências e conhecimentos, e a plataforma wwww.challengesincardiologycom, uma nova plataforma de formação, de médicos para médicos, única no país, que pretende ser um espaço de partilha para proporcionar cada vez mais e melhor serviços aos utentes.

João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHLP, membro da Sociedade Europeia de Cardiologia e chairman do Encontro, explica que «o Serviço de Cardiologia do CHLP assume-se como um serviço de excelência, de referência a nível nacional e internacional, quer ao nível dos resultados assistenciais, quer pelo trabalho desenvolvido pelos seus profissionais na investigação e promoção do estudo e desenvolvimento da Cardiologia».

«A ideia de criar o Challenges in Cardiology, enquanto encontro e, agora, como plataforma educacional, partiu precisamente desta ambição dos profissionais do Serviço, que pretendiam ter uma plataforma de partilha, de referência, que permita dar a conhecer o que de melhor se faz nesta área, assim como lançar novos desafios e encontrar novas soluções que nos permitam servir da melhor forma o doente», afirma o diretor do Serviço de Cardiologia.

«O Encontro que deu origem a este portal será agora apenas uma das peças, fundamental, neste projeto, que servirá de plataforma de partilha, de médicos para médicos, com tutoriais, artigos científicos, com entrevistas em vídeo, etc., sempre numa perspetiva pedagógica e de fácil consulta, que seja um suporte incontornável para profissionais em Portugal e no estrangeiro», refere João Morais, sublinhando que «a capacidade de crescimento desta plataforma dependerá, em grande medida, das sinergias que conseguirmos juntar, dos contributos dos profissionais de todo o mundo, e também dos apoios que forem surgindo».

A segunda edição do Challenges in Cardiology reunirá cerca de duas centenas de especialistas nacionais e internacionais para dois dias dedicados ao coração, com 16 conferências, 10 das quais proferidas por especialistas estrangeiros. «Todas as lições, assim chamamos a cada um dos painéis, precisamente porque se trata de formação, serão debatidas por especialistas portugueses, e conseguirão abranger profissionais que lidem diariamente com a Cardiologia, quer sejam especialistas altamente diferenciados em determinadas áreas desta especialidade, quer sejam médicos de família, clínicos de Medicina Geral e de outras áreas da Medicina», explica João Morais.

O Serviço de Cardiologia do CHLP conta com áreas de internamento (15 camas de enfermaria e cinco camas de cuidados intensivos cardíacos), exames complementares de diagnóstico, consultas externas, e uma Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular (inaugurada em maio de 2010). Dispõe de. Ao nível dos recursos humanos, o Serviço de Cardiologia do CHLP dispõe de seis médicos, mais nove médicos em colaboração externa, 27 enfermeiros, 12 auxiliares de ação médica, nove técnicos de Cardiopneumologia, e um técnico administrativo.

Cumprindo, e mesmo ultrapassando, todas as metas definidas inicialmente, a Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular realizou em 2011 1.429 cateterismos, 404 angioplastias e implantou 213 pacemakers. Ainda em 2011, o serviço internou 1.390 doentes, realizou 27.080 eletrocardiogramas, e 5.213 consultas externas em Cardiologia Geral, Insuficiência Cardíaca Avançada, e de Follow-up de Pacemaker.

O 2nd Challenges in Cardiology, organizado pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Leiria-Pombal decorre dias 6 e 7 de julho, no Hotel Villa Batalha.


Leiria, 26 de junho de 2012