Centro Hospitalar de Leiria organiza primeiras Jornadas de Urologia

Referenciação de doentes e as diversas patologias urológicas estarão em destaque

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) organiza a primeira edição das Jornadas de Urologia, que decorrem a 27 de janeiro, sexta-feira, e pretendem reunir médicos de medicina geral e familiar e médicos especialistas, para analisar as diversas patologias de foro urológico, e observar as formas de referenciação em urologia. Com o intuito de aproximar a realidade hospitalar à dos cuidados de saúde primários, e de perceber as preocupações de cada um, os painéis de discussão contam com a visão do médico de família, de unidades de saúde da região.
 
As doenças urológicas compreendem diversas patologias, nomeadamente doenças dos rins, da próstata, da bexiga, pénis e testículos, infeções e incontinências urinárias, e disfunções sexuais. As Jornadas debaterão temas como a prevenção e o tratamento da litíase urinária (pedras nos rins), a “descodificação” do PSA (antigénio específico da próstata, proteína produzida pela próstata que se encontra elevada em caso de doença prostática, nomeadamente cancro da próstata), e o diagnóstico e o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (aumento das dimensões da próstata, que, embora sem consequências diretas para a saúde, desenvolve sintomas do trato urinário inferior). 
 
A referenciação de doentes para a consulta de Urologia será tema de painel, com o intuito de esclarecer mutuamente as preocupações do médico de família e do urologista, aquando do seguimento dos utentes para a consulta externa. A mesa “Oncologia Urológica Express” exporá os sinais e sintomas de alerta dos cancros do rim, bexiga, próstata, pénis e testículo.
 
A organização das Jornadas explica que «o encontro pretende constituir-se como um veículo de formação contínua, debate e atualização. É ainda uma forma de objetivamente reforçar laços entre o Serviço de Urologia do CHL e as diversas instituições de cuidados de saúde primários da região centro».

As incrições são gratuitas, porém obrigatórias, aqui.

Leiria, 17 de janeiro de 2017.