Centro Hospitalar de Leiria lidera com maior número de receitas sem papel a nível nacional

O Centro Hospitalar de Leiria lidera o ranking nacional de receitas sem papel emitidas desde que este sistema entrou em funcionamento, a 1 de dezembro de 2015. Nestes dois meses, e entre 56 unidades a nível nacional, o CHL foi a que mais receitas sem papel prescreveu, 7% do total – 3.462 receitas.

Alexandra Borges, vogal do Conselho de Administração do CHL responsável pela implementação deste sistema, explica que este é «um número que gostaríamos que continuasse a subir, pelo que estamos a promover a receita sem papel também internamente, para que mais médicos adiram a este formato, que traz claras vantagens para os próprios médicos prescritores e para os utentes».

Entre 1 de dezembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016 o CHL emitiu 3.462 receitas sem papel (num total de 48.003 a nível nacional), com a Consulta Externa do Hospital de Santo André a destacar-se, seguindo-se o Serviço de Urgência Geral e os internamentos desta mesma unidade, e a Consulta Externa do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.

Alexandra Borges salienta também a «boa adesão por parte dos utentes, que têm mostrado grande colaboração e disponibilidade para as vantagens deste novo formato». Este sistema permite aos utentes aviar as suas receitas sem necessidade de ter um papel, apresentando na farmácia apenas o número da receita e o código de dispensa. Por outro lado, o médico que prescreve a receita poderá também confirmar se esta foi levantada pelo utente, e assim ter maior controlo sobre o tratamento recomendado, «o que é uma grande mais-valia para o acompanhamento e tratamento do utente por parte do médico».

A questão do seguimento do tratamento, sabendo se o utente aviou ou não a receita, é fundamental, já que, segundo dados avançados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, 15% dos utentes não levantam a receita, por motivos económicos ou outros.

05/02/2016