Centro Hospitalar de Leiria lança o desafio de fazer "Psiquiatria fora de portas"

9.º Encontro de Psiquiatria de Leiria decorre no Teatro-Cine de Pombal

Com o mote “Psiquiatria fora de portas”, o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM) do Centro Hospitalar de Leiria lança este ano o desafio de “deslocalizar” o 9.º Encontro de Psiquiatria de Leiria para o Teatro-Cine de Pombal, e que decorre no dia 17 de maio.
 
«Vamos falar da problemática do suicídio, a Lei de Saúde Mental e os internamentos compulsivos, assim como as diversas respostas que o nosso serviço já dispõe na área da Saúde Mental, com destaque para o papel da enfermagem na intervenção comunitária e das atividades de sensibilização e de prevenção que se podem dinamizar “dentro e fora de portas”», esclarece Cláudio Laureano, diretor do SPSM do CHL. «Por isso, este ano quisemos descentralizar esta iniciativa, dinamizando o nosso encontro fora de Leiria, levando-o até Pombal.»
 
Após a sessão de abertura, pelas 9h15, a reunião científica promove uma sessão intitulada “Das Brancas para a Comunidade”, que terá como temáticas a (R)Evolução do SPSM, o percurso da Enfermagem Comunitária e a experiência do Hospital de Dia sobre a psicoeducação familiar. Às 11h30, Carlos Braz Saraiva dinamiza uma conferência com o título “O suicídio não nasce do vazio”.
 
No período da tarde, o evento centra-se na análise dos 20 anos da Lei de Saúde Mental, e aborda questões jurídicas atuais dessa lei, os internamentos compulsivos no SPSM, e o papel da Saúde Pública nos internamentos compulsivos.
 
Em antecipação ao Encontro, realizam-se dois workshops dedicados aos temas “Sexualidade” (das 9h00 às 13h00), e “Avaliação do risco de suicídio e referenciação urgente” (das 14h00 às 18h00) no dia 16 de maio, com o número máximo de 20 participantes em cada um. Estas formações têm lugar no Hospital de Santo André, em Leiria.

10 de maio de 2019.