Centro Hospitalar de Leiria estreia Jornadas de Patologia Clínica

Encontro científico analisa temas atuais da Hematologia

O Centro Hospitalar de Leiria dinamiza as I Jornadas de Patologia Clínica no próximo dia 10 de maio, sexta-feira, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, onde junta dezenas de profissionais de saúde. Organizadas pelo Laboratório de Hematologia do Serviço de Patologia Clínica do CHL, o encontro científico pretende ser uma ferramenta de formação contínua, de debate e de actualização de conhecimentos, com apresentação de temas relacionados com as áreas de hematologia, citometria de fluxo, hemato-oncologia e hemóstase/coagulação.
 
Após a sessão de abertura, Artur Paiva fala sobre o que há de novo no âmbito da síndrome linfoproliferativos, e dá orientações de como e quando diagnosticar a síndrome mielodisplásicos. Para encerrar a manhã, Sandrine Mendes aborda a “Pesquisa de células de tumor sólido nos líquidos biológicos”.
 
Pelas 14h00, Matias Girbau faz uma atualização do estudo da trombofilia, e Catarina Lopes explica o que é e para que serve o teste de ativação dos basófilos. “Eosinofilia clonal vs reativa – o contributo do hemograma” é o tema de análise de Sandrine Mendes, seguido de discussão. Ricardo Castro, diretor do Serviço de Patologia Clínica do CHL, encerra o evento.

7 de maio de 2019.