Centro Hospitalar de Leiria dedica o mês de maio à prevenção de doenças cardíacas

O Centro Hospitalar de Leiria dedica o mês de maio à prevenção de doenças cardíacas, com a dinamização de atividades abertas à comunidade. Estas iniciativas assinalam também o quinto aniversário da Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia do CHL, que detém importantes recursos no domínio do diagnóstico e terapêutica das doenças cardiovasculares, com impacto significativo no tratamento dos utentes da sua área de influência.

 “Um olhar rápido à sua saúde” é o tema do espaço que estará disponível no dia 20 de maio, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, em parceria com o Núcleo de Espeleologia de Leiria. A partir das 18h00, uma equipa de profissionais de saúde dinamiza rastreios de tensão arterial e da diabetes, controlo de peso, medição do índice de massa corporal, e ensinamentos para uma alimentação saudável.

João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHL, aborda a importância da prevenção das doenças cardíacas para o público em geral, num formato informal para esclarecimento de eventuais dúvidas. Durante estas atividades será confecionada uma sopa, com teor mediterrânico, para oferecer a todos os participantes, juntamente com uma maçã de Alcobaça, e assim divulgar hábitos de vida saudável.

A “Brisas do Lis Night Run” decorre, como habitualmente às quartas-feiras, a partir das 21h00, com um percurso muito especial, para assinalar esta iniciativa do CHL, à qual o Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) se associa.

O CHL organiza no dia 26 de maio um colóquio intitulado “Coração em tempos de crise”, a partir das 18h00, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, com entrada livre. Os especialistas do CHL abordam o tema da prevenção das doenças cardiovasculares, com especial enfoque para o papel assumido pelo Serviço de Cardiologia ao longo de cinco anos. “A voz de quem um dia nos procurou” é o momento de partilha de José Ferreira, enquanto utente da Cardiologia. Entre os oradores, estarão dois especialistas que destacam a Cardiologia enquanto ciência, e Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, encerra o colóquio com algumas palavras sobre o CHL enquanto unidade moderna voltada para o futuro.

O programa das iniciativas conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, integrado no programa “Leiria tem saúde”, com o Núcleo de Espeleologia de Leiria e com o jornal Região de Leiria.