Centro Hospitalar de Leiria convida leirienses a "Reagir" contra o cancro

Palestra, caminhadas e gala solidária, entre 4 e 16 de fevereiro

O Centro Hospitalar de Leiria vai dinamizar mais uma edição da iniciativa “Reagir”, com o mote “As artes de Leiria na luta ao cancro”, convidando todos os leirienses a participar em ações de sensibilização para a prevenção e deteção precoce do cancro, informando e alertando, e mostrando que há vida para além desta doença. «Depois do sucesso de 2018, quisemos abrir novamente as portas dos nossos Serviços de Oncologia Médica e do Hospital de Dia de Oncologia para mostrar tudo o que o CHL pode fazer pelos doentes oncológicos, acompanhando-os nesta jornada da sua vida, em que a presença e o apoio são fundamentais», realça Alcina Ponte, diretora do Hospital de Dia do Centro Hospitalar de Leiria.
 
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, explica que «a ideia da palavra “Reagir” era recriar de forma simbólica o processo de luta contra o cancro, desde o momento em que somos chamados a reagir nas escolhas que fazemos na nossa vida para termos hábitos saudáveis que nos ajudem a prevenir a doença, mas também quando fazemos os rastreios para deteção precoce do cancro, ou quando temos de enfrentar a doença, nossa ou de familiares ou amigos». «A nossa reação, a forma positiva como conseguimos enfrentar a doença, fazem toda a diferença para um futuro com esperança e saúde», relembra.
 
Para a edição de 2019 do “Reagir” estão previstas quatro ações, a primeira a decorrer logo a 4 de fevereiro, segunda-feira, em que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, com uma conferência no auditório do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHL, pelas 12h00, com o tema “Conviver com o cancro”. Nesta palestra, destinada a profissionais de saúde, doentes e suas famílias, e com acesso livre, intervirão Gabriela Sousa, diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO de Coimbra, e Ângela Coelho, membro da Direção Clínica da Unidade de Cuidados Continuados da Batalha.
 
O “Reagir 2019” continua com uma caminhada no dia 10 de fevereiro, domingo, com concentração no Largo de Papa às 9h30, e que passará pelo percurso Polis até regressar ao mesmo local. No dia 13, quarta-feira, pelas 21h30, na Praça Rodrigues Lobo, os profissionais e amigos do CHL juntam-se à Brisas do Lis Night Run, num percurso que passará pelo HSA, como forma de homenagear os doentes lá internados, e lembrar que a instituição recebe todos aqueles que dela necessitam, a qualquer hora, em qualquer dia da semana.
 
As artes vão juntar-se à iniciativa no dia 16 de fevereiro, sábado, pelas 21h30, com a “Gala Reagir 2019”, um espetáculo solidário que decorrerá no Teatro José Lúcio da Silva, com a participação de artistas leirienses de várias áreas, como a dança, a música e o teatro. O valor da venda dos bilhetes para este espetáculo reverterá para as atividades do Hospital de Dia de Oncologia do CHL.
 
O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento. As patologias tratadas são essencialmente do foro oncológico, como tumores do aparelho digestivo, urológico, do pulmão e da mama, e patologias autoimunes do foro neurológico, digestivo, reumatológico e dermatológico.
 
A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e caraterísticas de cada utente e do seu contexto sociofamiliar.

24 de janeiro de 2019