Centro Hospitalar de Leiria assinalou o mês do coração em maio

O Centro Hospitalar de Leiria dedicou o mês de maio à prevenção de doenças cardíacas, com a dinamização de atividades abertas à comunidade. Estas iniciativas assinalaram também o quinto aniversário da Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia.

Depois de assinalar formalmente o aniversário, a 12 de maio, numa cerimónia que decorreu no auditório do HSA, no dia 20 de maio os colaboradores e a comunidade foram desafiados a dar “Um olhar rápido à sua saúde”. Uma equipa de profissionais de saúde dinamizou, entre as 18h00 e as 21h00, na Praça Rodrigues Lobo, rastreios de tensão arterial e da diabetes, controlo de peso, medição do índice de massa corporal, e deixou ensinamentos para uma alimentação saudável.

João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHL, abordou a importância da prevenção das doenças cardíacas para o público em geral, num encontro informal para esclarecimento de eventuais dúvidas. Durante estas atividades foi oferecida uma sopa mediterrânica confecionada pelas profissionais do HSA, juntamente com uma maçã de Alcobaça. Às 21h00 o Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) associou-se ao CHL, e promoveu mais uma edição da “Brisas do Lis Night Run” com um percurso muito especial: a correr ou a caminhar, mais de 600 pessoas passaram no HSA, onde a equipa de Cardiologia distribuiu águas e muitos aplausos!

“Coração em tempos de crise” foi o tema do colóquio realizado no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 26 de maio. Numa sala cheia de público, os especialistas do CHL abordaram o tema da prevenção das doenças cardiovasculares, com especial enfoque para o papel assumido pelo Serviço de Cardiologia ao longo de cinco anos. José Ferreira foi “A voz de quem um dia nos procurou”, com a partilha da sua experiência enquanto utente da Cardiologia. Helder Roque encerrou o colóquio com algumas palavras sobre o CHL enquanto unidade moderna e voltada para o futuro.

Veja todas as fotografias aqui.