Centro Hospitalar de Leiria assinala o Dia Mundial de Higiene das Mãos

OMS definiu para 2020 o tema “Clean Your Hands, Save lives”

O Centro Hospitalar de Leiria assinala, hoje, dia 5 de maio, o Dia Mundial de Higiene das Mãos com um vídeo dedicado ao reconhecimento e sensibilização de todos os colaboradores pelo esforço diário que fazem na proteção dos utentes. Neste dia, a Direção Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos, comemora esta efeméride no âmbito do projeto da Organização Mundial de Saúde (OMS) “WHO Save Lives”, subordinado ao tema “Clean Your Hands, Save lives”.
 
No CHL as iniciativas são organizadas pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA). O GCL-PPCIRA considera «muito importante alertar para esta tão essencial temática da higiene das mãos, agradecendo e demonstrando atitudes e comportamentos dos profissionais da sua realidade diária. Para isso, pensou-se na elaboração de um vídeo com fotos dos nossos profissionais no terreno, divulgando-se a prática de higienização das mãos e de alguns procedimentos».
 
Este vídeo inclui imagens recolhidas no Centro Hospitalar de Leiria, dos colaboradores na sua atividade diária, mostrando o que as mãos fazem, onde tocam, como trabalham, e como se higienizam, de forma a garantir toda a segurança dos utentes. Será divulgado internamente por todos os profissionais, e estará no futuro também disponível no canal interno de televisão, a CHL-TV.
 
«Na prática diária, os profissionais garantem a devida higienização das mãos de forma a proteger todos os utentes de possíveis contágios, atitude especialmente importante nesta fase que atravessamos por causa da COVID-19. Todos os colaboradores lavam as mãos com água e sabão durante 40 a 60 segundos, ou desinfetam com solução antissética de base alcoólica (SABA) durante 20 a 30 segundos, em cinco momentos essenciais: antes do contacto com o doente; antes de um procedimento limpo/asséptico; após risco de exposição a fluidos orgânicos, secreções, excreções, membranas mucosas, pele não intacta ou penso; após o contacto com o doente; e após o contacto com objetos e equipamento do ambiente envolvente do doente», sublinha o GCL-PPCIRA.
 
O GCL-PPCIRA alerta que «todos nós, utentes, na nossa vida diária, devemos ter este cuidado, porque disso depende a nossa saúde e a dos outros. Atitudes como lavar ou desinfetar as mãos sempre que: depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; depois de usar o WC; antes e depois de comer; depois de manusear lixo; depois de tocar em animais de estimação; depois de visitar um espaço público, incluindo transportes públicos, mercados, locais de culto religioso e manuseamento de dinheiro; antes, durante e depois de cuidar de uma pessoa doente; e sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas, não podem ser esquecidas».
 
Como explica a DGS, a prevenção e controlo de infeções, incluindo a higiene das mãos, é uma abordagem prática e baseada em evidências, com impacto comprovado na qualidade do atendimento e na segurança do doente em todos os níveis do sistema de saúde. Com a comemoração desta data, pretende-se consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a importância da higiene das mãos e as restantes precauções básicas de controlo de infeção na prevenção e controlo das infeções e das resistências aos antimicrobianos, contribuindo assim também, para o aumento da literacia para a segurança dos cuidados de saúde.
 

Assista ao vídeo elaborado pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos do CHL aqui.

Vídeo: Mãos lavadas, mãos que cuidam!

5 de maio de 2020.