Agência de acreditação internacional em Saúde reconhece excelência e qualidade do HSA

JCI salienta que acreditação traduz o compromisso na promoção de cuidados de qualidade
 
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), viu a sua aposta na excelência dos cuidados aos utentes reconhecida pela Joint Commission International (JCI), que acreditou o HSA ao fim de um longo processo de melhoria, que culminou numa auditoria final que decorreu de 2 a 6 de julho. No relatório enviado ao HSA, a JCI felicita os profissionais do hospital: «congratulamo-los pela obtenção deste reconhecimento, que traduz o vosso compromisso na promoção de cuidados de qualidade continuamente», destacando o «foco do HSA neste desafiante objetivo de continuamente aumentar a qualidade a níveis mais altos».

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP, salienta que «esta Acreditação é um enorme orgulho para todos nós, e acho que deve ser, sobretudo, um grande orgulho para toda a nossa comunidade e para todo o País». «É justo este reconhecimento, e é uma excelente notícia para todas as pessoas que, de várias formas, fazem parte desta grande comunidade que é o Centro Hospitalar Leiria-Pombal», afirma.

«A acreditação, resultado do trabalho de todos os colaboradores deste Hospital, é um marco extraordinário no percurso que temos vindo a desenvolver para a plena afirmação do nosso hospital, e valeu bem a pena todo o empenho, determinação e participação neste tão importante projeto», refere Helder Roque, acrescentando que «a todos expresso todo o meu agradecimento e reconhecimento, esperando que este seja o mote para os maiores sucessos em toda a nossa comunidade hospitalar».

A JCI é uma agência de acreditação internacional, a mais reputada e simultaneamente a mais exigente mundialmente, que acredita instituições de saúde. O processo de acreditação em qualidade foi liderado pela Comissão da Qualidade, com ganhos evidentes e de grande importância ao nível da segurança e da qualidade dos serviços prestados aos doentes.

«Foi efetuado um árduo trabalho ao longo de todos estes anos, desenvolvendo-se no Hospital uma cultura com evidências de melhoria dos processos na forma de cuidar do doente», salienta Bilhota Xavier, presidente da Comissão, e também diretor do Serviço de Pediatria do CHLP. «No âmbito deste processo implementámos e reforçámos um processo de melhoria contínua da qualidade, com o desenvolvimento de uma cultura de prestação de cuidados de saúde centrada nas necessidades de saúde dos nossos doentes e das suas famílias, incluindo o privilegiar dos seus direitos e da sua segurança».

«Foram muitos meses de intenso trabalho, em que todos os profissionais de diferentes categorias se envolveram, assumindo como seu este desejo das suas práticas estarem de acordo com as normas internacionais em vigor nos melhores hospitais do mundo. Foi seguramente o processo mais importante de toda a história do HSA», conclui o responsável.
Esta é uma acreditação global, transversal a todas as áreas do Hospital, desde infraestruturas, equipamentos, ambiente, cuidados assistenciais, higiene e controlo da infeção, climatização, direitos do doente e acompanhamento de familiares, formação de todos os colaboradores, etc.. «Desenvolveu-se um trabalho intenso, moroso, com mudanças de atitudes e comportamentos, e que conduziu, naquilo que já é reconhecido por muitos, a que o HSA seja um hospital estruturalmente moderno, ao serviço dos cidadãos, bem organizado, sustentado, mais eficiente, mais cómodo, humanizado e seguro para os doentes e profissionais», refere Helder Roque.

A auditoria final da JCI decorreu de 2 a 6 de julho, com uma equipa de três auditores, dois norte-americanos e um brasileiro de origem alemã, com larga experiência em auditar hospitais em várias partes do globo, que auditaram in loco os procedimentos adotados ao longo dos anos de preparação do processo de acreditação, passando por inúmeros serviços, avaliando os cuidados e o trabalho dos profissionais e analisando a resposta dada aos utentes.

«Os auditores ficaram impressionados com a organização do Hospital, com o cuidado que todos os profissionais punham na prestação direta de cuidados globais de saúde ao doente, dizendo que era de excelente qualidade, e com a dedicação do staff. Destacando ainda que esta é uma organização muito preocupada com a comunidade, e referindo, por várias vezes, que, em muitos aspetos, o Hospital de Leiria se encontrava de entre os melhores que já tinham auditado», comenta Helder Roque.

As áreas abrangidas pela acreditação da JCI são “Acesso e continuidade dos cuidados”, “Direitos do doente e da família”, “Avaliação do doente”, “Cuidados prestados ao doente”, “Educação do doente e da família”, “Melhoria da qualidade e segurança do doente”, “Prevenção e controlo da infeção”, “Governação, chefias e direção”, “Gestão e segurança das instalações”, “Qualificações e formação do pessoal”, “Gestão da comunicação e da informação”, “Cuidados anestésicos e cirúrgicos” e “Gestão e utilização da medicação”.

Leiria, 16 de julho de 2012