400 leirienses aceitaram o desafio e caminharam com o CHL pela luta ao cancro

Adoção de estilos de vida saudáveis como forma de prevenir a doença oncológica foi o mote

Cerca de 400 utentes, profissionais e amigos do Centro Hospitalar de Leiria aceitaram o desafio e caminharam no passado domingo junto ao rio Lis. No âmbito das atividades do Reagir 2019, o CHL lançou o repto aos leirienses para se juntarem a esta caminhada que desafia a viver de forma saudável, caminhando e adotando o exercício físico na rotina diária, como forma de prevenção da doença oncológica.
 
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, lembrou as atitudes que fazem a diferença na luta ao cancro: a prevenção ativa, através da manutenção de um estilo de vida e alimentação saudáveis, atividade física e a adesão aos rastreios. «Cada cidadão deve ser exigente com a sua saúde e assumir essa responsabilidade. Queremos passar a mensagem que o cancro pode ser evitado e pode ser detetado precocemente, pelo que deve-se ter atenção aos sinais precoces das doenças oncológicas, aos rastreios, e ao diagnóstico e tratamento imediato, se for o caso. E para todos os que se deparam com esta doença, o CHL disponibiliza bons serviços e profissionais dedicados. Os utentes e as suas famílias não estão sozinhos», assegurou.
 
O “Reagir”, que decorreu pela primeira vez em fevereiro de 2018, é uma iniciativa dos Serviços de Oncologia e do Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria. Nasceu da vontade de lutar por uma causa. «Uma causa que infelizmente toca a todas as famílias, uma causa que coloca as pessoas e a sua qualidade de vida como prioridade, uma causa para a qual é importante que todos nos mobilizemos.»
 
No âmbito do projeto acontece já nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, mais uma caminhada/corrida em que o CHL se junta à Brisas do Lis Night Run, com encontro marcado para as 21h30 na Praça Rodrigues Lobo, e dia 16, sábado, acontece o espetáculo solidário “Gala Reagir 2019”, no Teatro José Lúcio da Silva, que junta em palco artistas leirienses de várias áreas, como a dança, a música e o teatro. Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Teatro e as receitas revertam a favor do Hospital de Dia, nomeadamente para a melhoria das condições de conforto, bem-estar e apoio técnico das instalações onde os doentes oncológicos são tratados.

12 de fevereiro de 2019.