2008

 

 

Ciramb24


A cirurgia em regime de ambulatório tem sido uma área de grande expansão cirúrgica, verificada nos últimos anos.
A importância crescente atribuída à Cirurgia de Ambulatório (CA), levou a que esta fosse designada como a "Cirurgia do Futuro".
Neste contexto de crescimento em que o Hospital se insere, foi sentida por parte dos profissionais, a necessidade de melhoria de procedimentos relativos à informação, apoio e acompanhamento dos utentes da Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA). Deste modo, a UCA criou e dinamizou o Serviço "CirAmb 24", que se traduz num assegurar do acompanhamento do utente nas 24 horas subsequentes a uma intervenção cirúrgica e cuja recuperação é feita em meio familiar.
Trata-se de uma consulta telefónica efectuada pelos enfermeiros da UCA, dirigida aos utentes submetidos a cirurgia com apoio anestésico, nas primeiras 24 horas após a cirurgia.
Paralelamente, foi criado o Guia do Utente da UCA, que contempla as principais recomendações no âmbito da cirurgia de ambulatório.

Saiba mais sobre a Cirurgia de Ambulatório aqui

Consentir o Som

Em 23 de dezembro de 2008, foi celebrado entre a SAMP - Sociedade Artística e Musical dos Pousos, representada pelo professor Paulo Lameiro, da Direção Pedagógica, e o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santo André, um protocolo no âmbito do programa Saúde com Arte – Música no Hospital, denominado “Consentir o Som”, a desenvolver na área de agudos de Psiquiatria.

O projeto Consentir o Som venceu o 2.º Prémio dos Prémios Hospital do Futuro 2008/2009, na categoria Parcerias em Saúde.

O programa Saúde com Arte – Música no Hospital inclui ainda os projetos Allegro Pediátrico e 100 Limites ao Som.

Saiba mais sobre a parceria com a SAMP, aqui.

Contratualização Interna

“Resultante da necessidade premente de transposição dos objectivos macro, previamente definidos, para o contexto interno da organização, a contratualização interna viabiliza a descentralização da gestão de topo e o envolvimento e responsabilização dos colaboradores na orgânica hospitalar.
 
Com a dinamização da contratualização interna, a partir de 2008, houve uma maior delegação de responsabilidades e foram criadas as Áreas de Gestão Intermédia (AGI), que visam acompanhar o processo de desenvolvimento de mecanismos internos que envolvam a autonomia e responsabilização dos diferentes níveis do Hospital. O processo consistiu no desenvolvimento e implementação de 4 fases, sendo a 1ª de concepção e desenvolvimento do modelo, a 2ª de contratualização, a 3ª de acompanhamento do desempenho dos serviços e a 4ª de avaliação.
 
Esta política tem como principais objectivos: a garantia da sustentabilidade financeira do sistema de saúde, minimizando as ineficiências e evitando o desperdício e os gastos supérfluos; a descentralização da gestão; a promoção e divulgação das orientações estratégicas e metas a alcançar a todos os níveis profissionais; a tentativa de eliminação do "gap" entre a estratégia predefinida e o desempenho concreto da organização; o alinhamento dos objectivos individuais, de equipa e exógenos e o consequente alinhamento dos colaboradores com a estratégia e a missão da organização; a promoção da satisfação e da motivação individual e de equipa, resultante do envolvimento dos colaboradores na vida activa da organização; a tentativa de minimização dos vários procedimentos existentes traduzindo-os num único processo.

Farmácia do Hospital de Santo André

A melhoria da acessibilidade dos cidadãos à dispensa de medicamentos, foi considerada uma prioridade do Governo na área da saúde, expressa pelo Decreto-Lei n.º 235/2006 de 6 de Dezembro, que estabelece o regime de instalação, abertura e funcionamento de farmácia de dispensa de medicamentos ao público, nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e as condições da respectiva concessão.
 
Neste sentido, a 01 de Setembro de 2008, abre as portas a primeira farmácia com gestão privada a funcionar no interior de um hospital. A cerimónia oficial de abertura ocorreu a 04 de Setembro de 2008, contando com a presença do Senhor Primeiro-Ministro José Sócrates, Senhora Ministra da Saúde Ana Jorge, Senhores Secretários de Estado da Saúde e os Senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Leiria, Batalha e Nazaré, entre outras individualidades.
 
Além de ser um projecto pioneiro e único no país, o seu carácter inovador prende-se com o seu horário de funcionamento.
A farmácia designada como "Farmácia do Hospital de Santo André, E.P.E." funciona, ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante 365 dias por ano, servindo toda a população da área de influência do Hospital. A sua qualidade e conformidade estão caucionadas em alvará do INFARMED, após vistoria efectuada em 19 de Agosto de 2008.”