SAMP dinamiza tertúlia online sobre dor crónica

Tertúlia em Doí Menor - Dor Crónica em tempo de pandemia realiza-se no dia 26 de março, às 18h30
 
 
No dia 26 de março, pelas 18h30, o Laboratório de Musicoterapia da Sociedade Artística Musical dos Poucos (SAMP) dinamiza a "Tertúlia em Doí Menor | Dor Crónica em tempo de pandemia", uma iniciativa destinada às pessoas acompanhadas no Serviço de Consulta da Dor (UNIDOR), que tem como objetivo contribuir para o alívio de dor e sofrimento dos doentes e de todos os que com estes convivem diariamente. O evento pretende promover a reflexão sobre a dor, debater e delinear novas estratégias que visem diminuir a dor crónica e combater as suas consequências.
 
Esta tertúlia online contará com a presença de Simão Serrano, médico fisiatra do CHL – equipa multidisciplinar da Unidade da Dor, de Paula Braga, beneficiária do projeto Dói Menor – Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica, de Helena Brites, musicoterapeuta SAMP e investigadora doutoranda do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, e de Joana Pinto, musicoterapeuta SAMP e coordenadora do projeto Dói Menor - Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica.
 
Em videoconferência, participará também Ana Cristina Fernandes, enfermeira da Unidade da Dor do CHL, Madalena Adrião, médica anestesiologista e coordenadora da Unidade da Dor do CHL, Elsa Franco, beneficiária do projeto Dói Menor - Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica, e Felisbela Belchior, musicoterapeuta SAMP. A moderação será feita por Maria Guarino, diretora do Centro de Investigação do Politécnico de Leiria.
 
A 18 de setembro de 2019, a SAMP recebeu o Prémio BPI Fundação ”la Caixa”, um prémio que evidencia o projeto “Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica”, que destaca o trabalho desenvolvido em torno desta população, e a sua ação através das Artes. Após vários anos de intervenção musicoterapêutica na Unidade da Dor do CHL, em trabalho de equipa multidisciplinar e, de modo particular, no último ano em contexto de pandemia, muitos têm sido os caminhos e desafios encontrados, no sentido de dar resposta a pessoas que sofrem de Dor Crónica.
 
Sendo um tema de grande importância e ainda difícil de descrever em termos objetivos, considera-se fundamental partilhar com a comunidade o caminho científico e o conhecimento proporcionado pela vivência da aplicação da musicoterapia como uma das possíveis respostas complementares no alívio e tratamento da dor.
 
O encontro será transmitido no canal de Youtube da SAMP e na página SAMP Play, às 18h30. Junte-se a esta tertúlia e participe ativamente através do chat no canal de YouTube SAMP.
 
23 de março de 2021.