Recém-nascidos do CHL podem ser registados como utentes antes da alta hospitalar

“Nascer Utente” é o novo projeto que o Centro Hospitalar de Leiria disponibiliza desde o dia 17 de dezembro, e que atribui o número do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a cada recém-nascido, antes da alta hospitalar. Neste serviço, criado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SMPS), através do preenchimento de um formulário simples, disponível no secretariado do Serviço de Internamento de Ginecologia/Obstetrícia, os pais podem inscrever automaticamente o seu bebé no mesmo processo e médico de família, no Centro de Saúde/Unidade de Saúde onde a mãe se encontra inscrita.

«A funcionalidade “Nascer Utente” permite que o sistema de saúde fique com a informação dos seus novos utentes logo à nascença, e a associação automática ao médico de família da mãe revela-se um processo simples e facilitador para os pais que saem do hospital já com os seus filhos inscritos no SNS», salienta Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.

A inscrição pode ser feita após o registo do recém-nascido no Instituto dos Registos e Notariado (IRN), através do projeto “Nascer Cidadão”, que permite registar os bebés no CHL, sem que os pais tenham de se dirigir a um registo notarial. O novo módulo está integrado na plataforma WebRNU, e que permite que os recém-nascidos possam ser registados no Registo Nacional de Utentes (RNU) ainda nas maternidades, com a ajuda de profissionais devidamente identificados e autorizados para o efeito.