Ministério da Saúde agracia Helder Roque com a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro

Presidente do Conselho de Administração do CHL recebe distinção no Dia Mundial da Saúde

O Ministério da Saúde agraciou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, com a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, que tem como objetivo o reconhecimento de serviços relevantes prestados à Saúde Pública. A distinção foi entregue na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
 
«Foi com satisfação que recebi a informação desta distinção do Ministério da Saúde, pelo que representa de reconhecimento mas também de incentivo para os desafios futuros», revela Helder Roque. «É uma distinção que premeia e homenageia igualmente todos os colaboradores do CHL, perante a sua participação e o seu empenho no prestígio e afirmação pública deste Centro Hospitalar, e por isso quero, publicamente, partilhar e dedicar esta medalha aos membros do Conselho de Administração e a todos os nossos colaboradores», salienta.
 
Hélder Manuel Matias Roque nasceu em 1955, é natural de Portimão e vive em Leiria já há 32 anos. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é consultor da Carreira Médica de Medicina Geral e Familiar, pós-graduado em Medicina do Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e obteve Competência em Gestão de Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos.
 
Preside ao conselho de administração do hospital de Leiria desde de julho de 2005, primeiro do Hospital de Santo André S.A./E.P.E. (até 2011), depois do Centro Hospitalar Leiria-Pombal E.P.E. (até 2013) e atualmente do Centro Hospitalar de Leiria E.P.E. Foi presidente da direção do Centro de Saúde de Leiria Dr. Gorjão Henriques, presidente da Ordem dos Médicos no Conselho Distrital de Leiria por dois mandatos consecutivos, e presidente do Conselho Geral do SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (entre 2011 e 2013). 
 
Foi vereador na Câmara Municipal de Leiria em regime de permanência e substituto do presidente de Câmara (entre 1994 e 1997) e vereador como líder de lista de Cidadãos Independentes (de 2002 a 2005), e foi vice-presidente e presidente da Associação de Futebol de Leiria), estando ainda ligado a inúmeras instituições de relevo da região, nomeadamente o Politécnico de Leiria e o ISLA-Leiria.
 
A sessão que assinalou o Dia Mundial da Saúde, e que fez o “Retrato da Saúde em Portugal”, foi presidida pelo Primeiro-ministro, António Costa, que interviu na sessão de abertura, e contou ainda com o encerramento do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, entre outras personalidades do setor da saúde.

8 de abril de 2018