Comissão de Humanização proporciona uma “Happy Week Solidária” aos profissionais do CHL

Iniciativa assinala o Dia Internacional da Felicidade, celebrado a 20 de março

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria proporciona uma “Happy Week” entre os dias 20 e 24 de março, dirigida a todos os profissionais da instituição, com uma componente solidária que reverte para a Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV), delegação de Leiria. «No dia 20 de março celebra-se o Dia Internacional da Felicidade. Neste contexto nasce a primeira “Happy Week Solidária”, que surge de uma necessidade crescente de olharmos para os nossos profissionais e valorizarmos o trabalho que fazem diariamente», enquadra Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização do CHL.
 
Durante uma semana está definido um programa de ações para vários gostos e com temáticas diversas, mediante inscrição prévia, como: palestras dedicadas à felicidade, programação neurolinguística e higiene do sono; workshops sobre penteados, autocuidado (maquilhagem e rotina de skincare), exercícios de meditação, alimentação saudável e económica; sessões de yoga do riso, pilates, musicoterapia, expressão dramática e role play sobre gestão de emoções e catarse; e um peddy-paper.
 
«Os workshops e conferências da Happy Week abordarão temas direcionados para a felicidade e sensação de bem-estar, destacando-se: o auto conhecimento e a autorregulação emocional, o sentido de humor, a gratidão, a meditação e a respiração, a atividade física, a nutrição, a música, a promoção da autoestima, entre outros», destaca Andreia Correia. «As rotinas laborais, por vezes muito intensas, não permitem que estas pessoas tenham momentos de relaxamento e equilíbrio corpo e mente. É um dever de todos cuidarmos uns dos outros na instituição, porém, a Comissão de Humanização fá-lo com especial gosto e dedicação.»
 
A participação nos workshops da “Happy Week Solidária” é aceite mediante a entrega de um bem alimentar ou produto de higiene que reverte a favor da ADAV, que disponibiliza um serviço de apoio a mulheres grávidas e famílias em dificuldades. «Desta forma e sempre que podemos, retribuímos a ajuda que a comunidade nos deu numa fase muito difícil durante os tempos mais conturbados da época Covid-19», justifica a presidente da Comissão de Humanização do CHL.
 
«É importante que se criem mais iniciativas destas ao nível das entidades públicas, onde nem sempre existe uma cultura de valorização, reconhecimento e aplicação de salário emocional, surgindo apenas algumas situações pontuais», sublinha Andreia Correia. «Profissionais felizes impactam diretamente com a satisfação do utente e, isso para nós, são também ganhos em saúde», remata.

 
16 de março de 2023.