CHL remodela sala de atendimento de utentes em ambulatório no Serviço Farmacêutico

Obra possibilitou a otimização do espaço para atendimento dos utentes

O Centro Hospitalar de Leiria remodelou recentemente a sala de atendimento de utentes em ambulatório no Serviço Farmacêutico, no Hospital de Santo André, em Leiria, o que possibilitou a melhoria das instalações deste setor. 

«Esta obra permitiu melhorar um setor do Serviço Farmacêutico e ampliar um espaço dedicado à dispensa de medicamentos a utentes em regime de ambulatório de modo a garantir o acesso gratuito ao medicamento», destaca Joaquina Sanganha, diretora do Serviço Farmacêutico do CHL. «A antiga área já se tornava exígua para o número de utentes que atendemos diariamente, que chega a uma média de 40 a 50 pessoas, bem como para o armazenamento e arrumação dos medicamentos e materiais necessários à dispensa».

«Esta remodelação contribui para, de acordo com as Boas Práticas de Farmácia Hospitalar, se dispor de um espaço mais adequado para assegurar eficácia no fluxo de trabalho e efetiva comunicação e supervisão de todas as atividades na dispensa de medicamentos», salienta Joaquina Sanganha. «Assim, vai criar as condições para que o ato de dispensa configure, em casos específicos, a possibilidade de efetuar uma consulta farmacêutica, com implementação de programas de atendimento personalizado, que privilegie a relação direta com o utente, segundo princípios de rigor e equidade e que vão ao encontro das expectativas dos utentes. Mas não é suficiente para atingir este objetivo, é necessário o alargamento do horário de atendimento, e para isso, são necessários mais recursos humanos, nomeadamente farmacêuticos», remata. 

14 de janeiro de 2022.