CHL cumpre orientações técnicas da DGS para casos suspeitos de infeção do novo Coronavírus

Profissionais de saúde recebem diretrizes para atuar em casos suspeitos

O Centro Hospitalar de Leiria divulgou junto dos seus profissionais de saúde as diretrizes e orientações técnicas enviadas pela Direção-Geral da Saúde para atuar em casos de suspeita de infeção do novo Coronavírus, de forma a implementar medidas de precaução básicas de controlo de infeção.
 
Em caso de suspeita, os profissionais devem ligar para a Linha de Apoio ao Médico da DGS, para reportar o caso. Deverá ser a DGS a validar o caso suspeito e a ativar todas as entidades e recursos necessários para transportar o doente para a unidade hospitalar de referência. A DGS recomenda que o profissional na triagem dê uma máscara cirúrgica aos doentes com sintomas gripais (tosse, febre, expetoração, espirros) e os mantenham isolados de outros utentes.
 
No caso da necessidade de internamento no CHL, por agravamento clínico, os casos suspeitos deverão ser alocados na área de contingência, para o devido isolamento de outros doentes, de preferência em quarto individual com sistema de ventilação. O número de profissionais para tratamento e seguimento destes casos deverá ser o estritamente necessário, acautelando a utilização de equipamento de proteção individual, como bata, máscara, luvas e proteção ocular, e materiais de uso único.
 
Nos casos suspeitos deverá ser preenchido um formulário, bem como deve ser feito o registo de todas as pessoas que entram na área onde se encontra o doente.
 
Dentro da unidade hospitalar, os utentes dispõem de informação em forma de cartazes sobre a forma de agir em caso de suspeita de infeção e informação sobre os principais sintomas do novo Coronavírus.
 
O CHL reforça o apelo para que todos os utentes que têm sintomas de gripe (febre e tosse) e que nos últimos 14 dias estiveram na província de Hubei, na China, e/ou estiveram em contacto com pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, não se dirijam aos Serviços de Urgência sem primeiro contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
 
4 de fevereiro de 2020.