CHL celebra o Dia da Família com atividades dirigidas aos filhos dos colaboradores

Iniciativas realizadas nas três unidades hospitalares da instituição

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria celebra no próximo dia 15 de maio o Dia da Família, com múltiplas atividades dirigidas aos filhos dos colaboradores, nas três unidades do CHL: Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, Hospital Distrital de Pombal (HDP) e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). A dinamização desta iniciativa conta com o apoio de estudantes do curso de licenciatura de Educação Social e do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Intervenção Sociocultural e Desportiva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.
 
No HSA as atividades iniciam às 9h00 com a construção de uma recordação deste dia, danças coreografadas, desafios “Em, e para a família”, jogos divertidos, um percurso de atividade física, um jogo de tabuleiro gigante, mímica familiar, desporto em família, pinturas faciais e modelagem de balões. Antes do almoço, decorre uma pequena visita para os pequenos participantes pelas áreas administrativas do hospital. No período da tarde, as brincadeiras são livres até às 15h00, momento para um atelier de pulseiras para oferta posterior a doentes. Pelas 15h30, decorre um labirinto sobre membros, e segue-se um lanche que encerra as festividades.
 
No HABLO, no dia 15 de maio, as crianças inscritas podem almoçar com os seus pais e/ou familiares no refeitório do hospital, e no dia 20 de maio, sábado, realiza-se uma caminhada seguida de um piquenique em Alcobaça. Já no HDP, no dia 15 de maio, as crianças inscritas podem almoçar com os seus pais e/ou familiares no refeitório do hospital, e à tarde estão programadas atividades lúdicas no jardim da unidade hospitalar, que terminam com um lanche.
 
Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização do CHL, destaca que «a celebração do Dia da Família é uma iniciativa de extrema importância para a conciliação família/trabalho dos profissionais e o seu princípio devia ser mais recorrente nas unidades de saúde, quer pelo objetivo primordial, quer pela necessidade de desconstrução do medo do hospital junto das crianças. Sublinho também a importância da habitual articulação com o Politécnico de Leiria, mais especificamente com a ESECS, cuja parceria tem permitido excelentes resultados, que se repercutem no bem-estar dos doentes e também dos profissionais».
 
 
9 de maio de 2023.