CHL assinala Dia Mundial da Atividade Física com múltiplas iniciativas

Ação no HSA conta com a colaboração de estudantes do Politécnico de Leiria

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria assinala o Dia Mundial da Atividade Física no Hospital de Santo André (HSA), com a colaboração dos estudantes do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção Sociocultural e Desportiva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Amanhã, dia 6 de abril, decorrem várias atividades no HSA dinamizadas por grupos de trabalho do 1.º ano deste curso do Politécnico de Leiria, com o objetivo de sensibilizar profissionais e utentes para os benefícios da atividade física e promoção do estilo de vida saudável. No Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) serão realizadas duas iniciativas por profissionais da unidade.

Entre as 9h30 e as 12h00, quatro grupos de estudantes vão estar em alguns serviços do HSA a organizar diversas iniciativas. Na Unidade de Ambulatório de Pediatria, um grupo concretiza uma atividade de músicas coreografadas, que conta com caracterização adequada dos estudantes e o uso de instrumentos musicais para acompanhar as músicas infantis mais conhecidas, de forma a despertar a atenção das crianças para a atividade física e a importância da mesma para todas as fases da vida.

As áreas administrativas do HSA vão ser visitadas por um grupo de estudantes que pretende sensibilizar e estimular os profissionais para a realização de atividade física, questionando os seus hábitos de exercício físico e refletir em conjunto sobre o combate ao sedentarismo.

Na Consulta Externa, os estudantes desafiam os utentes a jogar à roleta, respondendo a questões sobre a efeméride que se está a comemorar. Por cada resposta correta, os participantes ganham um prémio “fictício”, que se traduz em ganhos em saúde, exemplo: “vale uma ida à praia” ou “vale uma caminhada”.

Outro grupo de estudantes vai estar junto à consulta da diabetes a promover uma gincana de jogos simples, que visa a participação ativa dos utentes que queiram participar.

No período da tarde, entre as 15h30 e as 17h30, decorrem duas sessões de Yoga, dirigidas aos profissionais do HSA, dinamizadas pelos estudantes com o apoio de uma profissional da área. A primeira sessão realiza-se no jardim da entrada principal do HSA, pelas 15h45, e a segunda, no jardim junto à ADR-SU (urgência para doentes respiratórios), pelas 16h30. No final de cada sessão serão distribuídos folhetos sobre a importância da atividade física.

No HABLO uma assistente operacional dinamizará uma atividade com doentes acamados, com balões, música e alguns exercícios. Um outro momento será realizado por uma fisioterapeuta, dirigido aos profissionais, que engloba a sensibilização e demonstração de exercícios de alongamentos para os que passam muito tempo ao computador.

«A Comissão de Humanização inclui, todos os anos, atividades regulares para promoção da atividade física e do bem-estar no seu plano de ação. A parceria com o IPL era algo que desejávamos há algum tempo, porém, sempre adiada devido aos constrangimentos relacionados com a pandemia. Temos agora, um novo “aliado”, com um objetivo comum, para promoção de estilos de vida saudáveis. Recordamos que, em 2020, um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que os melhores investimentos (“best buys”) que os países podem fazer para prevenir e reduzir doenças como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares ou o cancro passam por campanhas para aumentar a literacia e a motivação dos cidadãos para a atividade física, e pela sua promoção através dos sistemas de saúde.» salienta Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização do CHL.


5 de abril de 2022