Centro Hospitalar de Leiria convida a população a prevenir e tratar a diabetes

A Unidade Integrada da Diabetes (UID) do Centro Hospitalar de Leiria e a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Agrupamento de Centros de Saúde de Pinhal Litoral vão convidar a população a juntar-se à iniciativa que assinala o Dia Mundial da Diabetes, no dia 14 de novembro, com o objetivo de promover a prevenção e tratamento da diabetes.

«Queremos proporcionar várias atividades lúdicas e pedagógicas que sensibilizem os leirienses para esta doença crónica, que é já considerada a epidemia do século», adianta Amália Pereira, coordenadora da UID do CHL. «Nesta iniciativa mobilizamos todos os participantes para a importância da prevenção, com hábitos de vida saudável, que passam por uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico regular», explica.

No período da manhã, entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se um passeio cultural e gastronómico por Leiria, com a orientação do historiador Acácio de Sousa, que falará da cidade, do escritor Eça de Queirós e das comidas descritas nos seus livros, e que contará com os comentários de uma nutricionista do CHL acerca de alimentação saudável. No Mercado de Sant’Ana, em Leiria, decorrem simultaneamente diversas palestras sobre hipoglicemia, insulinoterapia ou alimentação saudável para diabéticos tipo 1 e tipo 2.

Para incentivar a prática de exercício físico, a comunidade está convidada para uma aula de zumba, pelas 12h30, e posteriormente será servida uma sopa, rica em nutrientes saudáveis na Praça Rodrigues Lobo. Como forma de assinalar simbolicamente este Dia Mundial da Diabetes serão lançados balões azúis, da cor do círculo que simboliza esta doença, e a iniciativa termina com a realização de rastreios diversos, entre as 15h00 e as 17h00.

O último relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes revela que, em 2014, a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos foi de 13,1%, que se traduz em mais de um milhão de portugueses que neste grupo etário tem diabetes. Esta doença provocou 5,1 milhões de mortes em 2013 por todo o mundo, e a cada seis segundos morre uma pessoa com diabetes.