Audiologia - Exames

O Técnico de Audiologia/Audiologista possui um nível académico superior sendo que a sua profissão está inserida na carreira profissional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT).
 
O Audiologista tem os seus domínios de intervenção ao nível da prevenção, avaliação/diagnóstico funcional, habilitação/reabilitação de pessoas com perturbações auditivas e/ ou do equilíbrio. Actua ainda na formação de novos profissionais, na gestão de serviços e também na investigação.
 
Utiliza de técnicas acústicas, psicoacústicas e electrofisiológicas, a fim de estudar a funcionalidade dos sistemas auditivos e vestibular e contribui para o diagnóstico. 
 
Participa em equipas multidisciplinares que visam promover a prevenção/identificação, a habilitação/reabilitação de indivíduos com deficiência auditiva, através de próteses auditivas, implantes ou outros sistemas, ajudando e facilitando a comunicação nestes indivíduos, contribuindo deste modo para integração na sociedade.
 
 

Audiograma tonal e vocal

Audiograma tonal simples 

Exame indolor que tem a finalidade de determinar o limiar auditivo e classificar a audição quanto ao grau e ao tipo.
 
A avaliação é realizada por via aérea, através da colocação de auscultadores, e por via óssea, através da colocação do vibrador ósseo. O Audiologista apresenta diversos estímulos sonoros tendo o paciente/utente/cliente assinalar, levantando a mão ou premindo um botão, sempre que os identifique. As frequências testadas variam entre os 125 Hz aos 8.000 HZ e a intensidade entre os -10 dB HL e os 120 dB HL. Este exame é efectuado numa sala ou cabine insonorizada.

 
Audiograma vocal

Exame indolor que afere a capacidade de percepção da fala, ou seja avalia a compreensão da linguagem e a discriminação.
 
O Audiologista coloca ao paciente um auscultador, através do qual vai ouvir listas de palavras apresentadas a intensidades diferentes. Solicita-se a este que repita as palavras ouvidas. O Audiologista anota a percentagem de palavras corretas, definindo assim uma curva de inteligibilidade ou discriminação da fala. Este exame é efectuado numa sala ou cabine insonorizada.




 

Impedancimetria

Exame indolor, rápido e objetivo composto por dois procedimentos:
 
- Timpanograma: avalia a integridade da membrana timpânica, as estruturas do ouvido médio e a trompa de Eustáquio.
 
- Pesquisa de Reflexos Ipsilaterais e Contralaterais: avalia as condições do ouvido médio até a região do complexo olivar superior, é uma contracção involuntária dos músculos do ouvido médio em resposta a um estímulo sonoro.

O Audiologista coloca duas sondas, uma em cada canal auditivo externo. Através da sonda é exercida uma ligeira pressão – timpanograma e são enviados estímulos sonoros -pesquisa dos reflexos.





 
 

Potenciais Evocados Auditivos (PEA)

Os Potenciais Evocados são um conjunto de testes neurofisiológicos do sistema nervoso que permitem a avaliação funcional das vias nervosas do Sistema Nervoso Central e Periférico.
 
Respostas de Tronco Cerebral (PEA) – Traçado e protocolo 
É um exame indolor e objetivo, onde o Audiologista avalia a integridade da via auditiva no tronco encefálico e complementa os procedimentos audiológicos de rotina no diagnóstico de alterações auditivas.
 
Nos potenciais evocados auditivos do tronco cerebral é emitido um estímulo sonoro através de auscultadores que evoca sinais eléctricos que viajam ao longo do nervo. Estes são captados através de eléctrodos colocados na pele em locais específicos (fronte, mastóide e/ou lóbulo do ouvido) sendo amplificados e finalmente interpretados. 
 
Este exame é realizado em sala insonorizado, devendo estar a pessoa o mais confortável possível, com o propósito de reduzir ao mínimo todo o ruído de fundo de origem muscular. 
 
Solicita-se ao utente/cliente uma preparação prévia:
No caso do adulto: Pede-se que este traga a cabeça lavada e não traga brincos.
No caso da criança: É fundamental que esta venha com muito sono, pois a execução do exame só é possível se esta dormir. Caso não durma a realização do exame não é viável tendo que ser encaminhada para uma consulta de anestesia para posteriormente realizar o exame sob anestesia geral. Para facilitar o processo de adormecimento solicitamos também que a criança traga fome para comer após a preparação para o exame (limpeza da pele, colocação de eléctrodos e sondas/auscultadores). O Audiologista na devida altura dará a indicação para a criança comer e dormir. Pede-se que traga algo fácil de comer e do agrado da mesma (leite/biberon, iogurte,…). Pode também trazer o boneco, a fralda, a mantinha, a almofada, …, da preferência da criança, para facilitar o processo de adormecimento. É solicitado igualmente que traga a cabeça lavada e não traga brincos.




 

Otoemissões Acusticas (Oea) Traçado e Protocolo

As otoemissões acústicas são um teste complementar à audiometria convencional que nos permite avaliar o funcionamento das células ciliadas externas, que fazem parte da estrutura do ouvido. A partir deste procedimento, é possível ao Audiologista detectar, de forma precoce, a perda de audição dos pacientes e realizar uma triagem auditiva de recém-nascidos. Utiliza-se designadamente no rastreio de surdez coclear no recém-nascido ou no seguimento de indivíduos em risco surdez profissional ou ototóxica.
 
É um teste simples, não invasivo, rápido e indolor em que o Audiologista coloca uma sonda no canal auditivo externo do paciente que emite um estímulo sonoro e regista a resposta do ouvido interno ao estímulo sonoro. Não é necessário nenhuma resposta por parte do paciente, precisando só que este fique sentando imóvel e em silêncio.