Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório

No dia 15 de fevereiro assinala-se o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório - PND. Esta efeméride, que se celebra pelo 16º ano, é dinamizada pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) e pela  Associação Europeia de Enfermeiros de Sala de Cirurgia (European Operating Room Nurses Association - EORNA) e tem como objetivo dar visibilidade e realçar a importância do trabalho desenvolvido pelos enfermeiros perioperatórios, pretendendo também sensibilizar a população para os riscos de uma cirurgia, alertando para os cuidados que estas devem ter para sua própria segurança. O mote desta celebração para  2021 é “Enfermeiros perioperatórios: JUNTOS, TEREMOS SUCESSO” (tradução livre de “Perioperative nurses: TOGETHER WE WILL SUCCEED”).
 

Neste ano, para assinalar o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório - PND, a AESOP pretende divulgar projetos centrados nas competências e responsabilidades dos enfermeiros perioperatórios, que tenham sido implementados para manter ou melhorar a qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação perioperatória em contexto de pandemia. Esta iniciativa assenta no tema: “Uma ideia, Uma mudança!”.

Apresentamos os posters elaborados pelos Enfermeiros Perioperatórios do CHL, que revelam os seus projetos.

 

Artigo de opinião: Enfermeiros Perioperatórios unidos para o sucesso

Enfermeiros Perioperatórios unidos para o sucesso
 
O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório – PND, volta a ser celebrado a 15 de fevereiro pelos enfermeiros do Bloco Operatório do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
 
Há oito anos consecutivos que os Enfermeiros Perioperatórios do CHL participam nesta iniciativa. Celebrar este dia é uma forma de divulgar o seu trabalho à comunidade e consciencializar para a sua importância nos cuidados de saúde.
 
Esta comemoração é promovida pela Associação de Enfermeiros de Salas de Operações Portugueses (AESOP), no âmbito da sua filiação com a European Operating Room Nurses Association (EORNA). O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório – PND, é celebrado a 15 de fevereiro em toda a Europa, com o objetivo comum de promover a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos Enfermeiros Perioperatórios, contribuindo para a literacia do cidadão na área da segurança cirúrgica.
 
O Enfermeiro Perioperatório é um profissional de saúde com competências específicas e diferenciadas para o cuidar da pessoa em situação perioperatória. Presta cuidados e desempenha funções de forma global, promovendo a segurança do doente e da equipa, nos três períodos do percurso cirúrgico: antes, durante e após a cirurgia. Importa dizer que o “perioperatório” compreende o tempo que decorre desde que o cirurgião indica e comunica ao doente a cirurgia, até ao momento em que o doente recebe alta hospitalar e regressa à sua vida normal. No âmbito das suas competências, o Enfermeiro Perioperatório assume funções específicas e distintas, mas que se complementam. Nas funções de instrumentista, anestesista, circulante e cuidados pós-anestésicos, cuida a pessoa, protegendo-a de riscos evitáveis, mantendo a sua estabilidade, segurança e bem-estar, tendo presente a sua individualidade e vulnerabilidade, com respeito e dignidade. Com um elevado rigor técnico e científico, o Enfermeiro Perioperatório está em permanente aprendizagem e adaptação às novas tecnologias. Executa o seu trabalho em equipa multidisciplinar, de forma controlada, com gestos precisos, cumprindo normas e procedimentos, prevenindo situações que possam pôr em risco a sua integridade e a do doente.
 
Este dia tem um significado especial porque é um momento de união e participação entre os Enfermeiros Perioperatórios. Com o slogan “Perioperative nurses: TOGETHER WE WILL SUCCEED”, este ano é promovida a importância do papel da enfermagem perioperatória, presente nas três fases do percurso cirúrgico no atual contexto particular de pandemia.
 
A pandemia por covid-19 levou as organizações de saúde, em concreto os blocos operatórios, a desenvolver estratégias excecionais, sujeitando os profissionais a mudanças drásticas. Marcados pela pressão ao nível dos cuidados de saúde, pela insegurança, pela reorganização dos serviços e das equipas, pelo medo, stresse e ansiedade de exposição à infeção, mas garantindo sempre a sua segurança e a dos doentes.
 
Juntos, os Enfermeiros Perioperatórios celebram este dia resilientes, mas convictos das suas responsabilidades. O importante é continuar a sensibilizar, valorizar e divulgar a importância do papel do Enfermeiro Perioperatório nos cuidados de saúde.

Artigo elaborado por:
Paula Bagagem
Enfermeira graduada no Bloco Operatório,
Centro Hospitalar de Leiria