SRCentro visita Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos em Alcobaça

Unidade serve toda a área de influência do Centro Hospitalar de Leiria

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros realizou uma visita institucional à primeira Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) do distrito de Leiria, aberta em março deste ano, localizada no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira. Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, Emília Fael, enfermeira-diretora, Catarina Faria, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos, e Isabel Costa, enfermeira-chefe do HABLO, foram os anfitriões do CHL nesta visita.

Ricardo Correia de Matos, presidente do Conselho Diretivo Regional, e Valter Amorim, presidente do Conselho Jurisdicional Regional, visitaram a nova UICP, situada num espaço físico independente, outrora ocupado pelo antigo Serviço de Cirurgia do HABLO. 

A equipa da SRCentro ficou agradavelmente surpreendida com a qualidade das instalações aqui encontradas e, sobretudo, com “as ações tomadas pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria com vista ao investimento nesta área de saúde, que tem sido muito negligenciada no nosso país e que era muito necessária para a população desta região, e à contratação de mais profissionais para que a capacidade instalada atinja a sua plenitude”, admitiu Ricardo Correia de Matos. 

Por seu lado, Catarina Faria salientou que «o Serviço de Cuidados Paliativos ficou muito honrado com esta visita da OE. Desde 2018 com a EIHSCP e agora a unidade de internamento, que nesta região se tem vindo a dar resposta a uma área tão diferenciada e especializada de cuidados ainda com uma lacuna tão grande a nível nacional. Ficamos muito gratos pela oportunidade, agradecendo o apoio e o reconhecimento manifestados pelo trabalho já desenvolvido. A parceria com a Ordem dos Enfermeiros e de outras ordens profissionais é essencial para a promoção de uma melhoria contínua dos cuidados que são prestados, cuidados estes que devem ser de excelência em prol do conforto, do alívio do sofrimento do doente e suas famílias, e essencialmente da dignidade humana».

Esta nova UICP possui uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro, de modo a cobrir toda a área de influência do CHL, num total de cerca de 400 mil utentes. 

A unidade conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório, e sala de convívio e de atividades, podendo receber cerca de 250 doentes por ano. 

(em parceria com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros)

9 de julho de 2021.