Site do Centro Hospitalar de Leiria é líder nacional na categoria de “Conteúdo”

Estudo sobre a Presença na Internet dos Hospitais Portugueses avalia 132 sites


O site do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assume a posição cimeira a nível nacional na categoria de “Conteúdo”, com uma pontuação máxima de 0,740 (de 0 a 1), de acordo com o estudo que apresenta o retrato da Presença na Internet dos Hospitais Portugueses, desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica. Nesta análise, que avaliou 135 hospitais públicos e privados entre julho e agosto de 2019 (na prática, 132 sites), o CHL ocupa também o quinto lugar na categoria relativa à “Interação com a Comunidade”, em ex aequo com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, com a pontuação de 0,559.

«Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados neste estudo, o que revela um trabalho contínuo em manter os nossos conteúdos atuais, com informação relevante e útil, e a aposta em materiais que proporcionam a literacia para a saúde», destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Pretendemos em breve implementar melhorias no que respeita à usabilidade e interação do site, e estamos empenhados em fomentar a interação online com os nossos utentes, que possa contribuir para a simplificação de alguns procedimentos e esclarecimento de dúvidas.» 
 
Este estudo, que utiliza o HSWAI – Health Sector Website Assessment Index, é o resultado do desenvolvimento de uma ferramenta que integra uma série de indicadores utilizados para avaliar os sites dos hospitais, estruturados em quatro categorias: Conteúdos, Serviços, Interação com a Comunidade, e Aspetos Tecnológicos. Este “assessment” é baseado na identificação de dimensões relativas de avaliação e métricas convencionadas nos sites de serviços do setor da saúde, de forma a perceber como os utilizadores percecionam a presença deste setor na internet. 
 
A lista de hospitais foi fornecida pela Entidade Reguladora da Saúde disponível no site do SINAS (Sistema Nacional de Avaliação na Saúde), que data de 2017. A avaliação foi feita com base na observação direta de cada site, guiada por um conjunto de critérios e indicadores.
 
No critério de “Conteúdo”, onde o CHL lidera, foi verificada a presença de informação relevante para o utilizador e avaliadas as métricas de qualidade, disponibilidade, relevância, integridade e representação concisa de informações específicas, que são expectáveis no site de um hospital, como por exemplo, informação sobre a instituição, estrutura organizacional, serviços disponíveis, ou direitos e deveres dos utentes.
 
O segundo critério, intitulado “Serviços”, procurou observar a interação administrativa com os utilizadores, através da verificação de aplicações para uma comunicação interativa e/ou pedidos por e-mail, a possibilidade de registo no site, e eventuais serviços de telemedicina, chat em tempo real entre profissionais de saúde e utentes, por exemplo.
 
“Interação com a Comunidade” é o terceiro critério do relatório, em que o CHL se destacou na quinta posição, onde foi analisada a interação entre o hospital, os utentes e as comunidades online na internet. Exemplos dessas ações incluem, por exemplo, fóruns, formulários, interação com os media, com divulgação de notícias sobre a instituição, notas de imprensa e anúncios internos, bem como atividades de marketing do hospital, dirigidas a diferentes públicos-alvo, onde se inserem as redes sociais.
 
O último critério relaciona-se com os “Aspetos Tecnológicos”, que verificou itens como a navegabilidade, com a utilização de links; a acessibilidade nos conteúdos, nomeadamente para utilizadores com limitações ou baixa literacia tecnológica; a usabilidade, traduzida no tempo de abertura dos conteúdos, no mapa do site ou nos conteúdos disponíveis noutra língua; a credibilidade, sobretudo na qualidade da informação que está disponível; e segurança, com a política de privacidade e os termos de uso.
 
No ranking global dos 132 sites analisados neste relatório, o CHL situa-se no 46.º lugar, em ex aequo com o Hospital de São Camilo, em Portimão. Os resultados deste estudo, da autoria de Delfina Soares, Dimitris Sarantis e Joana Carvalho, pretendem promover a partilha e aplicação de boas práticas para benefício dos hospitais e dos seus utentes. Segundo o documento, ainda existe um caminho a percorrer pelos hospitais portugueses para melhorar a sua presença na internet, o que requer um esforço das administrações hospitalares e das equipas técnicas para implementar sites que sejam de fácil acesso para cada utilizador, sendo que as mais-valias têm um grande impacto na reputação do hospital e da sua atividade diária.


27 de abril de 2021.