Profissionais doam equipamentos para a prática de exercício dos utentes de Psiquiatria

Bicicletas estáticas, passadeira e step voltam a ter uso

Vários profissionais do Centro Hospitalar de Leiria doaram equipamentos estáticos para a prática de exercício físico, como bicicletas, passadeira e step, para utilização dos utentes do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM), internados no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e dos utentes internados na Unidade de Internamento de Doentes em Evolução Prolongada de Psiquiatria (UIDEPP), nos Andrinos. A Comissão de Humanização foi responsável pelo sucesso desta ação de promoção da atividade física dos utentes, com a divulgação interna do repto. No total foram doadas duas bicicletas, uma passadeira e um step.
 
«Este projeto resultou de uma conversa com o Serviço de Psiquiatria, em que foi manifestada a preocupação com o sedentarismo dos doentes e a importância do exercício físico para promoção da saúde mental. No mesmo dia, a Comissão de Humanização lançou o desafio aos profissionais, que rapidamente acederam em contribuir com equipamentos de cardio que tinham em casa e que não faziam uso», explica Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização do CHL. «Ficamos sempre muito sensibilizados com a generosidade dos profissionais do Centro Hospitalar de Leiria, que estão sempre prontos a ajudar quem necessita e sempre com foco nos doentes mais vulneráveis.»
 
Lídia Vieira, enfermeira-chefe do SPSM do CHL, destaca a generosidade de todos os que responderam ao apelo. «O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental agradece do fundo do coração os donativos recebidos. As ofertas dos vários colaboradores do CHL, além de serem utilizadas para a ocupação lúdica dos doentes, têm como principal missão colaborarem nas dinâmicas de enfermagem, que se realizam para uma melhor e mais rápida estabilização dos nossos doentes.»
 
A profissional de enfermagem acrescenta ainda que «os equipamentos e artigos vieram dar uma maior energia às nossas práticas de enfermagem na área da Psiquiatria, e esta energia traduz-se essencialmente em ganhos terapêuticos para os doentes/família. Ficamos também felizes por sentirmos que a saúde mental é também uma preocupação para muitas pessoas, e por arrasto os doentes com patologia psiquiátrica estão inclusos nessa preocupação, por pensarem neles e no processo terapêutico para a compensação clínica dos mesmos. Sem saúde mental, não há saúde.»
 
Na UIDEPP a doação também foi muito bem acolhida por todos. «Os nossos utentes adoraram! E temos uma paisagem maravilhosa para usufruir da “nova” bicicleta estática», realça Tânia Cruz, enfermeira coordenadora da UIDEPP e do Hospital de Dia de Psiquiatria. «Os utentes têm demonstrado uma grande motivação diária para a utilização do equipamento, destacando a importância de fazer exercício físico.»
 
A Comissão de Humanização reconhece igualmente a importância da atividade física na promoção da saúde mental também para os profissionais, com a realização, desde abril de 2021, de caminhadas semanais para exercício do corpo e da mente, tendo vencido também o Orçamento Partilhado do CHL em 2018, com a implementação de um ginásio para os profissionais da instituição.
 
10 de março de 2022.