Profissionais do HABLO sensibilizam para a importância de uma alimentação saudável

CHL comemora Dia Mundial da Diabetes com duas iniciativas de sensibilização

Uma equipa de profissionais do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, dinamiza duas iniciativas de sensibilização sobre a problemática da diabetes, que passa por saber fazer escolhas para ter uma alimentação equilibrada e saudável, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de novembro. Dirigidas a utentes e profissionais de saúde, estas ações de prevenção para a saúde têm por base o mote “Educação para proteger o amanhã”, lema deste ano do Dia Mundial da Diabetes.
 
No dia 10 de novembro, quinta-feira, pelas 15h00, a equipa de enfermagem da Consulta Externa do HABLO, a estagiária de Nutrição e Dietética do CHL, Mariana Fernandes, com o apoio da dietista Ângela Carvalho, da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL, dinamizam uma palestra intitulada “A Saúde também come”, na entrada do Serviço de Fisioterapia, para ensinar a realizar a leitura de rótulos, conhecer opções saudáveis para refeições intermédias, dar dicas para fazer boas escolhas na compra de alimentos, e divulgar receitas saudáveis. «Pretendemos aumentar os conhecimentos sobre alimentação equilibrada, desmistificar que a alimentação saudável é pouco variada e sem sabor, e capacitar para escolhas alimentares mais adequadas no dia a dia», explica Isabel Costa, enfermeira-chefe do HABLO, porta-voz da organização da iniciativa.
 
No próximo dia 24 de novembro, pelas 12h00, realiza-se um showcooking com o mote “A Farmácia vem à cozinha”, onde o médico João Ribeiro (antigo concorrente do Master Chef) vai confecionar uma receita saudável.
 
«A diabetes é uma doença complexa, em que uma boa gestão envolve conhecimentos sobre alimentação, atividade física, gestão terapêutica e fisiopatologia. É muito importante melhorar o acesso à educação de qualidade sobre a diabetes, quer aos diabéticos, quer aos profissionais de saúde, capacitando-os para a deteção precoce e autonomia na gestão da doença», destaca a enfermeira Isabel Costa. «Vamos incidir sobre o tema da alimentação porque é um dos pilares para uma adequada gestão da diabetes, e uma das áreas onde surgem mais dúvidas.»
 
O Dia Mundial da Diabetes, celebrado anualmente no dia 14 de novembro, foi criado pela International Diabetes Federation (IFD) e pela Organização Mundial de Saúde. A efeméride pretende ser uma forma de consciencialização que alerta a população e os respetivos responsáveis políticos sobre o impacto da diabetes na sociedade. 
 
9 de novembro de 2022.