Pequeno utente do CHL conquistou o 2º lugar no concurso “Vou desenhar a minha dor” da APED

Competição de desenho destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos

Guilherme Barros Ascenso é o nome do “pequeno” utente do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) que conquistou o segundo lugar, na categoria dos 6 aos 8 anos na edição de 2021 do concurso “Vou desenhar a minha dor”, promovido anualmente pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), no âmbito do Dia Nacional da Luta Contra a Dor, que se assinala a 21 de outubro. Esta competição nacional de desenho desafia todas as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade que se encontrem hospitalizadas em unidades de saúde nacionais ou que estejam submetidas a tratamentos em hospitais de dia, para retratarem em desenho a sua perspetiva de dor.
 
Maria Leonor Gomes foi a vencedora do concurso nesta faixa etária, e o segundo lugar também foi atribuído a Miriam Pinto. O desenho do Guilherme Ascenso, com 7 anos na altura, representa um guerreiro colorido, e foi realizado quando esteve internado no Serviço de Pediatria do CHL.
 
O CHL concorreu a este desafio com 11 desenhos dos seus utentes. «Ficámos muito satisfeitos por esta distinção atribuída ao Guilherme, que esteve no nosso internamento durante nove dias em maio de 2021», refere Ester Gama, médica pediatra do Serviço de Pediatria. «O seu desenho demonstra que foi muito corajoso e resiliente a vencer as suas dores e fragilidades naquele período de tempo.»
O concurso da APED tem a finalidade de sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde para a relevância de valorizar as queixas de dor das crianças.
 
A APED anunciou os vencedores do concurso “Vou desenhar a minha dor” durante o seu VII Congresso, que se realizou na Faculdade de Farmácia, em outubro de 2021, e atribuiu vários cheques-oferta aos premiados, e o Guilherme Ascenso recebeu a quantia de 200 euros.


18 de fevereiro de 2022.