Pedopsiquiatria do CHL dinamiza sessão sobre comportamentos auto lesivos

Iniciativa psicoeducativa decorreu no Agrupamento de Escolas de Marrazes

O Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria, em parceria com a equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Marrazes, levou a cabo recentemente uma sessão psicoeducativa dirigida a alunos do 7.º ano sobre comportamentos auto lesivos.
 
Sónia Leirião, psicóloga clínica do Serviço de Pedopsiquiatria do CHL, explica que a sua experiência nesta sessão «foi muito enriquecedora, pois permitiu-me perceber e desconstruir crenças acerca dos comportamentos auto lesivos, violência no namoro, bullying, entre outras situações que são recorrentes nas nossas consultas. Estas dinâmicas de grupo decorreram em sala de aula, com a presença do professor titular, e consistiu num brainstorming onde, em conjunto, construímos algo positivo que fica connosco com validação do normal e patológico».
 
«A necessidade sentida pelo nosso Serviço em promover a saúde mental na infância e na adolescência, a literacia em saúde mental e o combate ao estigma na doença mental no contexto educativo, foi impulsionadora para levar a cabo este projeto de intervenção na comunidade, que engloba a realização de atividades, sendo as escolas um espaço privilegiado para a realização destas iniciativas», salienta Graça Milheiro, diretora do Serviço de Pedopsiquiatria do CHL. «Este projeto tem como objetivo contribuir para o aumento do conhecimento sobre questões de saúde mental, no sentido de, por um lado, incentivar a procura precoce de ajuda e diminuir atitudes estigmatizantes e discriminatórias e, por outro lado, sensibilizar para a necessidade de promoção da saúde mental.»
 
Os problemas de saúde mental representam uma elevada prevalência na infância e na adolescência, podendo ser percursores de psicopatologia na vida adulta. O reduzido nível de literacia em saúde mental, associado ao estigma e preconceito, contribuem para o agudizar das perturbações mentais, na medida em que impedem o reconhecimento precoce das mesmas e influenciam o comportamento de procura de ajuda. 
Este projeto de intervenção comunitária do Serviço de Pedopsiquiatria do CHL vai continuar e englobar outros agrupamentos escolares da região e os temas a abordar serão definidos pelas necessidades de cada escola.

2 de junho de 2022.