Leiria recebe consórcio de projeto europeu de eficiência energética com visita técnica ao HSA

“Hospital SUDOE 4.0 – Gestão Inteligente de Energia em Edifícios Hospitalares”

Nos dias 27 e 28 de outubro, Leiria recebe o consórcio do projeto europeu “Hospital SUDOE 4.0 – Gestão Inteligente de Energia em Edifícios Hospitalares”, que integra várias entidades portuguesas, espanholas e francesas, para uma reunião de trabalho, organizada pela Agência para a Energia (ADENE), sobre o estado de arte do projeto em curso. Os trabalhos incluem, na manhã do dia 28, uma visita técnica ao Hospital de Santo André do Centro Hospitalar de Leiria, para a verificação e análise dos equipamentos de monitorização dos consumos de água, energia e qualidade do ar interior, instalados no HSA.

O CHL participa no projeto “Hospital SUDOE 4.0 – Gestão Inteligente de Energia em Edifícios Hospitalares”, que resulta de uma candidatura ao Programa Interreg SUDOE, recentemente aprovada pela Comissão Europeia, que visa a melhoria da eficácia das políticas de eficiência energética e de uso de fontes de energia renováveis nos edifícios hospitalares. Este programa apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do Fundo FEDER, o que promove a cooperação para resolver problemas comuns ao território.

O Hospital de Santo André representa Portugal no projeto SUDOE, e é uma das três entidades “piloto” selecionadas do setor hospitalar, onde se realiza a análise dos consumos de água e de energia, e a qualidade de ar interior. No Hospital Perpetuo Socorro de Badajoz, em Espanha, está a ser desenvolvido o estudo da envolvente do edifício, e na Clínica Belharra, em Bayonne, em França, está a ser estudada a produção de energia a partir de fontes renováveis.

O projeto Hospital SUDOE apresenta dois objetivos específicos, que se baseiam no desenvolvimento de dois instrumentos: a gestão em tempo real dos consumos de energia e água em edifícios hospitalares, através da ferramenta Hospital SUDOE 4.0; e um passaporte para a renovação de edifícios hospitalares, que pretende mapear um conjunto de procedimentos que ajudem a definir, em cada edifício, estratégias de adaptação e de renovação para maximizar a sua eficiência energética.

Através da experimentação e do estudo de casos, o projeto pretende concretizar a formulação e implementação de políticas públicas para uma gestão eficiente de edifícios hospitalares e a promoção de atividade económica e do emprego. 

Os trabalhos no HSA estão a ser desenvolvidos pela Agência para a Energia e pelo Instituto Superior Técnico (IST), em articulação com o Serviço de Instalações e Equipamentos do CHL. São ainda parceiros neste projeto europeu o Instituto Tecnológico de Castilla y Léon, Dirección General de Arquitectura, Fundación para la Formación e Investigación de los Profesionales de la Salud de Extremadura, Fundesalud, Chambre de Commerce et Industrie Bayonne Pays, e Nobatek/Inef4.


26 de outubro de 2021.