“Saúde Mental, para que te quero?” dá mote ao Encontro de Saúde Mental do CHL

Reunião científica reúne especialistas no Teatro José Lúcio da Silva em maio

Nos próximos dias 8 e 9 de maio decorre o Encontro de Saúde Mental do CHL Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, com o tema “Saúde Mental, para que te quero?”.
 
«Este é o primeiro encontro científico que será realizado em colaboração entre os Serviços de Psicologia Clínica, Psiquiatria e Saúde Mental, e Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL. Pretendemos destacar as temáticas atuais da Saúde Mental ao longo da vida, com uma abordagem teórico-prática de temas associados, bem como dar visibilidade ao esforço e trabalho que o CHL tem feito na prevenção e intervenção», explica a divulgação realizada pela comissão organizadora do evento.
 
No primeiro dia do Encontro, a manhã é preenchida pela apresentação de Comunicações Livres no Teatro José Lúcio da Silva, entre as 9h00 e as 12h00. Em simultâneo, decorrem três workshops no campus 5 do Politécnico de Leiria (junto ao Hospital de Santo André, em Leiria), que versam sobre as seguintes temáticas: “Avaliação e Gestão do Risco de Suicídio”, liderado por Sónia Farinha e Paulo Barbosa; “Entrevista Motivacional”, ministrado por Paulo Vitória; e “Abordagem dos Comportamentos Autolesivos”, dinamizado por Paula Castilho.
 
O evento prossegue no período da tarde com um painel dedicado ao tema “Perturbações de Personalidade”, que se inicia às 14h00, com a moderação de Joana Correia, e onde são debatidos: a “Abordagem em Perturbações de Personalidade Borderline”, por Raquel Pedrosa; as “Perturbações de Personalidade: considerações e avanços na avaliação”, por Diogo Carreiras; a “Terapia focada nos esquemas para as perturbações de personalidade”, por Daniel Rijo; e os “Transtornos de Personalidade, Personalidade e Crime, que relação? A propósito de um caso…”, por Rui Abrunhosa Gonçalves. 
 
Após a sessão de abertura, prevista para as 16h15, tem lugar a conferência intitulada “Novas Políticas em Saúde Mental”, com moderação de Graça Milheiro e Cláudio Laureano, e que conta com as intervenções de Cristina Marques e Miguel Xavier. Este primeiro dia de reunião termina com a apresentação de “MENTAL – Curtas-metragens sobre Saúde Mental”, uma seleção de curtas em parceria com o Festival Mental, produzido anualmente pela Safe Space Portugal, em Lisboa.
 
O dia 9 inicia com a mesa redonda denominada “Perturbações do Neurodesenvolvimento”, pelas 9h00, com a moderação de Ana Valentim, e coloca em foco as temáticas: “Intervenção Clínica nas Perturbações do Neurodesenvolvimento”, por João Paulo Albuquerque; “A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção ao Longo da Vida”, por Mariana Neves; e a “Integração Sensorial na base das alterações do Comportamento: Intervenção do Terapeuta Ocupacional”, por Helena Reis. Depois de um momento artístico, decorre pelas 11h30 um novo debate com o mote “Saúde Mental fora de portas”, com a moderação de Ana Querido, e analisa várias perspetivas: o “Modelo Comunitário em Saúde Mental da Infância e da Adolescência”, por Catarina Pereira; o “Serviço Social nas Equipas de Saúde Mental”, por Filipa Troia; e as “Equipas Comunitárias de Saúde Mental do CHL: Psicom e ESCM – Infância e Adolescência”, por Carolina Almeida e Lisa Neves.
 
A partir das 14h30 realiza-se uma nova reflexão sobre os “Novos Olhares da Saúde Mental”, moderada por Marina Cordeiro, com os temas: “Gente Feliz com lágrimas – Grupos multifamiliares com pais com Doença Mental: uma experiência hospitalar”, por Carla Maia; “A Pessoa e/na Relação Terapêutica”, por José Carlos Santos; e a “Associação Encontrar+se”, por Mariana Moreira. A sessão de encerramento está marcada para as 16h00 e inclui a entrega de prémios das Comunicações Livres.
 
Os interessados podem consultar mais informação aqui e podem realizar a sua inscrição no link: https://forms.gle/7qNp8LSfrDuVnLSf9 .


18 de abril de 2023.