«Temos as condições para sermos considerados uma empresa com excelência no trabalho»

Helder Roque salienta resultados do primeiro inquérito de satisfação dos profissionais
 
«Temos todas as condições para sermos considerados uma empresa com excelência no trabalho», salienta Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), na apresentação dos resultados do primeiro inquérito de satisfação dos profissionais do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do CHLP, relativo a 2012. Este foi um desafio inovador, nunca realizado neste Hospital, e que pretende, acima de tudo, «ser o ponto de partida para avançarmos para esta meta ambiciosa de sermos verdadeiramente um Hospital das Pessoas: dos doentes que nos procuram, mas também daqueles que trabalham nesta nossa instituição, os nossos colaboradores, que têm sido inexcedíveis», explica, referindo ainda que esta análise passará a ser anual para ambas as unidades de Leiria e Pombal.

«Sabemos que todas as empresas têm pontos a melhorar e, se queremos ser dos melhores hospitais sob o ponto de vista dos recursos humanos, temos que fazer com que a nossa instituição apresente o melhor clima organizacional e se destaque na excelência no desenvolvimento do seu capital humano», afirma Helder Roque. E, neste âmbito, os objetivos são, sobretudo, e cada vez mais: «aumentar a motivação e o bem-estar dos trabalhadores, saber valorizar mais os nossos recursos humanos, melhorar a comunicação entre as pessoas, promover iniciativas para garantir o bom ambiente de trabalho, promover políticas na área da igualdade das oportunidades, preocupar-nos com a realização pessoal de cada colaborador no exercício das suas funções, estimular uma maior participação dos nossos colaboradores, o que passa também por captar o seu potencial e dar-lhes mais poder de decisão».

Esta é uma aposta que permite trabalhar em duas vertentes, como explica Helder Roque, «se por um lado estamos a promover um melhor ambiente organizacional, onde as pessoas se sintam bem, realizadas e orgulhosas da organização que integram; por outro lado, estamos a potenciar profissionais mais empenhados no seu compromisso com os utentes, melhores cuidadores e, consequentemente, teremos também utentes mais satisfeitos».

No que respeita aos resultados do estudo efetuado, as questões mais valorizadas pelos profissionais foram, no âmbito do desempenho global do CHLP, o papel deste Centro Hospitalar junto da comunidade, considerado muito positivo por mais de 96% dos respondentes; o nível do envolvimento dos profissionais no cumprimento da missão do CHLP, considerado “Bom” e “Excelente” em mais de 60% das respostas; o envolvimento dos profissionais nos processos de tomada de decisão, positivo para 71% dos inquiridos; os mecanismos de diálogo entre profissionais e gestores, considerados bons, excelentes e satisfatórios em 68% das respostas; e no envolvimento dos profissionais nos processos de melhoria contínua, considerado “Bom” e “Excelente” por cerca de metade dos inquiridos, o que é demonstrado, por exemplo, no processo que levou à certificação do HSA pela Joint Commission International.

Os profissionais do HSA foram também questionados acerca de temáticas relacionadas com a liderança, comunicação, estabelecimento de objetivos, avaliação de desempenho e recompensa. Como pontos fortes, estão destacados a liderança na condução da organização, protagonizada pelas diversas chefias, mais de 86% consideraram-na positiva, sendo que, no que toca à comunicação interna, esta acolheu cerca de 85% de respostas positivas. A postura face à mudança e modernização é bem vista por cerca de 90% dos inquiridos. Como pontos a melhorar, os profissionais referiram a fixação de objetivos individuais (ainda que positiva em 68% das respostas), o sistema de avaliação de desempenho, e a satisfação face à recompensa dos esforços individuais e de equipa e recompensa pelo mérito.

No que respeita às condições de trabalho, foram abordadas várias vertentes, sendo considerados pontos fortes o ambiente e horário de trabalho (98% positivo), e, na mesma linha, a conciliação do trabalho com a vida familiar e assuntos pessoais, o grau de responsabilidade atribuído aos profissionais, e a resolução de conflitos em equipa (77% positivo). Considerados na análise efetuada como pontos a melhorar, os pontos relacionados com a disponibilidade do tempo necessário para a concretização das tarefas que estão atribuídas aos profissionais (positiva para 77% dos inquiridos), e a igualdade de oportunidades na evolução profissional (55% respostas positivas), e a igualdade de tratamento na organização (73% de respostas positivas).

Noutras dimensões, os resultados foram muito positivos em áreas como as condições de higiene, a segurança, a temperatura ambiente e instalações gerais, e, como aspetos a melhorar, foram destacados o fardamento e os equipamentos informáticos disponíveis. No geral, as dimensões humanas, técnicas e profissionais foram avaliadas de forma extremamente positiva, com 90% de respostas neste sentido.

Todos os grupos profissionais do HSA foram envolvidos neste questionário (o Hospital de Pombal será incluído no questionário de 2013), entre assistentes técnicos, assistentes operacionais, técnicos superiores, enfermeiros, médicos e técnicos de diagnóstico e terapêutica, num total de 1.458 profissionais. Além das questões concretas, foram ainda convidados a deixar sugestões de melhoria, entre as quais nomearam fardamento, equipamentos e processos informáticos, formação e a relação entre equipas profissionais.

«Acredito que os nossos colaboradores são a nossa maior fonte de valor e que o sucesso da nossa instituição está diretamente ligada ao seu bem-estar, e por isso, queremos reconhecer cada vez mais o seu esforço e manter e aumentar o orgulho que temos no percurso do nosso Centro Hospitalar», destaca, reconhecendo, no entanto, que é «importante que trabalhemos todos para um fim comum, que exige o compromisso de todos».

Este questionário surge na linha de humanização e melhoria da qualidade da instituição, que tem tido resultados ao nível do equilíbrio interno e serviço externo de qualidade, reconhecido aliás no inquérito realizado aos utentes internados ao longo de 2012. Nesta análise, 91% dos doentes internados considera a qualidade do Serviço prestado pelo HSA boa ou muito boa, e recomendariam o hospital a familiares, amigos ou colegas.

«Os últimos anos do nosso hospital, agora Centro Hospitalar, foram anos de grande dinamismo, e as grandes transformações e melhorias levadas a cabo conduziram ao nosso reconhecimento público», explica Helder Roque, realçando que «esse trabalho foi feito pelos nossos colaboradores, e é seu o mérito pelo que conseguimos: a sustentabilidade da instituição, a modernização, conforto e segurança de instalações, equipamentos e procedimentos, a certificação de qualidade, a distinção dos utentes, da comunidade e do País».
Para além de ficar definido que o inquérito de satisfação dos profissionais será aplicado anualmente, quer no HSA quer no Hospital de Pombal, será criado um grupo de trabalho no âmbito do Gabinete da Qualidade, que, em conjunto com o Conselho de Administração, coordenará este processo, estabelecendo um plano de atividades, objetivos e metas, e fazendo o acompanhamento continuado e necessário no sentido de melhorar os aspetos considerados como pontos fracos, e manter e melhorar outros, considerados mais positivos. «Só assim se poderá conseguir a excelência que se pretende que esta organização tenha, cada vez mais, no tratamento dos seus utentes e na satisfação dos seus profissionais», conclui Helder Roque.

Leiria, 9 de abril de 2013