Jornadas de Pediatria sopram 25 velas e perspetivam o futuro

Dias 29 e 30 de novembro, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

As XXV Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha acontecem já nas próximas quinta e sexta feiras, 29 e 30 de novembro, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O encontro comemora o seu 25.º aniversário, revisitando o passado e olhando o futuro, e recebe cerca de duas centenas de profissionais de saúde para debater os temas mais prementes em Pediatria.
 
Para Bilhota Xavier, presidente do Encontro, «Um quarto de século de Jornadas são um bom exemplo de determinação, persistência e empenho dos Serviços na formação dos seus profissionais e de todos os que prestam cuidados de saúde às crianças.» «O futuro é incerto, mas dependerá muito daquilo que todos nós e daqueles que nos sucederem, fizermos no presente. Com a evolução da inteligência artificial, corremos o risco de ficarmos profissionais obsoletos, exceto se no dia-a-dia dos cuidados de saúde, privilegiarmos o humanismo, e é isto mesmo que promovemos».
 
As jornadas iniciam-se quinta-feira, dia 29, debatendo os “hot topics” em reanimação e gastroenterologia em Pediatria, às 9h00 e às 10h15, respetivamente, seguindo-se às 12h45 um painel dedicado à prevenção da meningite. Às 14h30 retomam-se os trabalhos, com o foco no neurodesenvolvimento. Sexta-feira, a partir das 11h00, a pneumologia está em destaque, seguindo-se, a partir das 14h30, as doenças infeciosas. Às 16h45 haverá espaço para um debate alargado com o tema “Pediatria: um encontro de gerações – revisitar o passado, olhar o futuro”. 
 
O encontro conta com os contributos de profissionais de diversas instituições, nomeadamente do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, do Hospital Pediátrico de Coimbra – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Beatriz Angelo, do Hospital Dona Estefânia – Centro Hospitalar Lisboa Central, do Centro Hospitalar São João, e do Programa Nacional para a Tuberculose, além dos especialistas do Centro Hospitalar do Oeste e do Centro Hospitalar de Leiria.

27 de novembro de 2018