Internos do Hospital de Santo André realizam as suas primeiras jornadas de formação

“Futuro com Formação” foi o tema das I Jornadas dos Internos de Leiria – JoIN, que decorreram nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). Nos dois dias de trabalho, em que estiveram reunidos cerca de 100 internos de formação específica e de ano comum, foram destacadas várias temáticas atuais de interesse para estes profissionais, para complementar a oferta formativa e proporcionar um momento de convívio entre os internos da região de Leiria e do país.

Na sessão de abertura das Jornadas, o presidente do Conselho de Administração do CHL, Helder Roque, agradeceu aos médicos internos toda a dedicação, empenho e carinho «pelo trabalho que desenvolvem, já que todos os dias, com um sorriso, vão contribuindo para dar aos nossos cidadãos as respostas que eles necessitam». «Em 2005 tínhamos 24 médicos no Internato Médico de Formação Específica e neste ano temos 84, ou seja, três vezes e meia mais, distribuídos por 13 serviços do nosso Hospital», contextualiza o presidente do CA, realçando a necessidade e ambição de crescer ainda mais.

Helder Roque destaca o papel dos médicos internos do CHL, na medida em que «são nossos colaboradores, fazem parte integrante da nossa equipa, com o seu entusiasmo e com o seu grande sentido de responsabilidade, e que se entregam à missão que têm para com os cidadãos; que estão disponíveis para novos desafios, mesmo que difíceis; que são empenhados… resilientes; que estão preocupados com a sua evolução e futuro, mas também esperançados; que sabem que a melhor forma de ter futuro, é construi-lo».

Cláudia Quinta, médica interna responsável pela organização do encontro, salienta que «as Jornadas dos Internos de Leiria são um evento científico e social aberto a todos os internos do país. Pretendemos divulgar e partilhar informação científica, promover o esclarecimento de dúvidas e socializar, ao mesmo tempo que demos a conhecer a cidade de Leiria». «Dado o sucesso destas jornadas julgamos ser importante repetir esta iniciativa por forma a diversificar ainda mais as temáticas, e atrair e ampliar o número de participantes», explica a médica.

O programa contou com a intervenção de vários médicos especialistas do CHL, que, além da formação médica, partilharam a sua experiência profissional. «Destacamos a sessão interativa sobre "Fármacos na gravidez - mitos e verdades", as sessões esclarecedoras sobre "Direito Médico", e a "Abordagem prática de patologia psiquiátrica em Enfermarias gerais". Realçamos também a grande adesão às sessões mais animadas – "Gestão de stress e motivação" apresentada pelo professor Tomaz Morais, e "Como elaborar um poster/artigo científico", abordada pela investigadora Inês Moital», descreve Cláudia Quinta.

As jornadas ainda contemplaram a realização de quatro cursos, referentes a especialidades médicas distintas. «As formações sobre insulinoterapia, fisiopatologia e tratamento da dor, pequena cirurgia e sutura endoscópica, e viscossuplementação, tiveram uma forte adesão e o balanço foi positivo», explica. 

Amália Pereira, diretora do internato médico do CHL, salienta que «a realização destas primeiras jornadas é mais uma evidência da efervescente proatividade deste grupo de jovens médicos do CHL, ávidos de conhecimento, que, mesmo com uma carga horária tão pesada na prestação de cuidados ao doente, não cruzam os braços e se preocupam em fazer formação científica de qualidade, in loco, no seu próprio hospital». «Temos tido internos com classificações nacionais muito boas, o que reflete a qualidade da formação que ministramos, e até internos que fazem a sua formação além-fronteiras – temos este ano o nosso primeiro interno na Austrália», conta, acrescentando que «é com orgulho que vejo crescer no Centro Hospitalar de Leiria o futuro da nossa medicina em Portugal».