Enfermeiros do CHL elaboram poster para dar visibilidade à sua função em contexto operatório

CHL celebra o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório


Os enfermeiros perioperatórios do Centro Hospitalar de Leiria celebram o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala hoje, dia 15 de fevereiro, com a elaboração de três pósteres em formato digital, integrados numa plataforma para votação pública online.
 
O desafio foi lançado pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), a quem o CHL se junta, e este ano promove o mote “Uma ideia, Uma mudança!”, que pretende divulgar a nível nacional os projetos realizados pelas várias instituições hospitalares, para manter a qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação perioperatória durante a pandemia por Covid-19, bem como o papel social e os contributos dos enfermeiros perioperatórios para a saúde e segurança da população. 
 
Após a aprovação prévia da AESOP, todos os pósteres estarão disponíveis na área do cidadão do site da Associação, para votação pública online, que decorre entre o dia 15 de fevereiro e o dia 30 de junho. Os resultados serão conhecidos no 6.º Fórum Nacional do Bloco Operatório da AESOP, e os pósteres serão expostos durante o evento. O trabalho mais votado será apresentado pelo seu autor neste Fórum.
 
O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório é celebrado em toda a Europa com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório, além de sensibilizar a sociedade para os riscos de uma cirurgia e envolver as pessoas nos seus próprios cuidados.
 
O enfermeiro perioperatório avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. A sua missão é acompanhar a pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia.


Conheça aqui todos os pósteres a concurso e vote no seu preferido.
 
 
15 de fevereiro de 2021.