CHL, UNISELF e Re-food unem-se contra a fome e o desperdício alimentar

Re-food recolhe e distribui as sobras alimentícias do Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria, a UNISELF - Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados SA, e a Re-food 4 Good – Associação, assinaram um protocolo de colaboração que prevê a recolha das sobras alimentícias em bom estado de conservação do Hospital de Santo André para redistribuição junto das famílias apoiadas pela Re-food, em Leiria. As três entidades unem assim esforços na luta contra a fome e o desperdício alimentar.
 
O acordo prevê que as sobras alimentares do Hospital de Santo André, cujo serviço de fornecimento de alimentação é garantido pela UNISELF, sejam recolhidas diariamente pelos voluntários da Re-food. Estas sobras são refeições completas, equilibradas e saudáveis, em bom estado de conservação, que serão distribuídas pelos agregados familiares carenciados da comunidade local, garantido a segurança, higiene, temperatura adequada, transporte, acondicionamento, e todas em condições de consumo.
 
Andreia Sousa, elemento da Comissão de Humanização do CHL, promotora desta iniciativa de parceria, destaca que, «além da nossa missão de prestar cuidados de saúde diferenciados e de qualidade a todos os utentes, o CHL rege-se por valores de respeito pela dignidade humana, e, por isso, aceitámos com todo o gosto o desafio público da Re-food para integrar a sua lista de parceiros em Leiria, e contribuir para colmatar as carências alimentares». Andreia Sousa lembra ainda que «ajudar é fácil, se temos os recursos basta redirecioná-los e já estamos a ajudar inúmeras famílias».
 
Já a partir desta semana, o CHL e a UNISELF atuam como parceiros da Re-food, no que concerne à disponibilização de sobras alimentícias, atendendo às recomendações da ASAE, satisfazendo os requisitos de higiene estabelecidos no Regulamento 852/2004, de 29 de abril, e as disposições previstas no Regulamento 853/2004, nos casos aplicáveis.
 
O Centro Hospitalar de Leiria e a UNISELF ostentam agora o selo Comunidade Solidária e Sustentável da Re-food, que certifica que a entidade está sem desperdício de alimentos e exerce o seu dever de responsabilidade social nesta área.
 
A Re-food é uma organização independente, orientada por cidadãos, 100% voluntária, uma comunidade de caridade eco-humanitária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro; opera na e para a comunidade, trabalhando sem salários e evitando todo e qualquer custo ou investimentos que não servem a sua missão; tem um modelo de baixo custo / alta produtividade que melhora a qualidade de vida das pessoas carenciadas, enquanto reforça o tecido social da comunidade local. Os voluntários da Re-food recolhem os alimentos excedentes aos parceiros do movimento e distribuem pelos beneficiários carenciados. O núcleo local da Re-food Leiria entrou em funcionamento em outubro de 2015.
 
Leiria, 14 de junho de 2016