CHL medalhado com grau "Ouro" pela Câmara Municipal de Leiria

Distinção atribuída na cerimónia solene do Dia do Município de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria foi esta manhã homenageado com a medalha de mérito municipal de grau “Ouro” pela Câmara Municipal de Leiria, na classe “Serviços Relevantes”, pelo “inestimável” contributo de todos os grupos profissionais que o integram nas ações de combate à pandemia por Covid-19. Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, subiu ao palco do Teatro José Lúcio da Silva para receber a distinção em nome da instituição, na cerimónia solene do Dia do Município de Leiria, realizada hoje, dia 22 de maio.
 
«Gostava de tornar extensível este prémio não apenas ao Município, mas também a toda a comunidade que nos apoiou, desde a primeira hora, fossem associações públicas, privadas, particulares, empresários, autarcas, outros serviços prestadores de cuidados de saúde, o que nos deu muito alento, muita coragem, muito apoio, e realmente é de elementar justiça eu permitir interpretar que este prémio não é apenas do Município, mas de toda a comunidade que nos envolveu. Muito obrigado a todos por esta distinção, e por este apoio e suporte que deram a todos os nossos profissionais», agradeceu Licínio de Carvalho.
 
«Esta distinção e este reconhecimento é de todos os profissionais do Centro Hospitalar de Leiria. É a eles que eu endosso este prémio. E não é apenas dos profissionais que pertencem ao quadro do hospital, é também dos prestadores de serviços, é dos colaboradores de todas as empresas que permitem que as quatro instituições que compõem o CHL funcionem, que dê respostas 24 sobre 24 horas à nossa população, que aqui foi referenciada como sendo superior a 400 mil habitantes de oito concelhos desta zona do nosso país», realçou o presidente do Conselho de Administração do CHL.
 
«Também com a anuência do senhor presidente da Assembleia Municipal e do senhor presidente da Câmara Municipal de Leiria, gostava de dizer que este prémio e este reconhecimento é também devido a todos os familiares dos nossos profissionais. Não apenas dos profissionais que ficaram em isolamento profilático, aos que foram infetados, todos no fundo foram e são afetados por esta pandemia e por este ano inesquecível, infelizmente por muitas más razões, como é reconhecido», sublinhou Licínio de Carvalho. «Este reconhecimento deve ser extensível aos nossos familiares, aos familiares dos mais de 2.500 profissionais envolvidos no centro hospitalar, que viveram também momentos de angústia, de incerteza, momentos de risco e momentos de grande sofrimento até, em várias ocasiões. A todos, muito obrigado! O prémio é deles, o prémio é vosso, e eu agradeço imenso, e é com grande orgulho que represento aqui o Centro Hospitalar de Leiria.» 
 
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, congratulou todo o setor da Saúde no combate à pandemia por Covid-19, tendo distinguido também o ACES Pinhal Litoral e o Grupo Beatriz Godinho nesta cerimónia. «Não há palavras que traduzam a nossa gratidão, não há dinheiro que pague a vossa entrega e a vossa generosidade. As mulheres e homens que estiveram expostos aos riscos na linha da frente, desde o primeiro minuto, são os heróis entre os heróis, que lutam por nós contra a pandemia. As medalhas que vos atribuímos simbolizam o abraço de reconhecimento e gratidão que a nossa população desejaria dar a todos os profissionais de saúde. Muito obrigado. Muito obrigado do coração!»
 
Na sessão solene do Dia do Município de Leiria foram atribuídas medalhas de mérito municipal nas classes empresarial, serviços relevantes, cultura e desporto, a 19 pessoas e instituições, nos graus “Cobre”, “Prata” e “Ouro”.

22 de maio de 2021.