"Challenges in Cardiology" discute doenças cardiovasculares e o uso das novas tecnologias

Encontro anual dedicado à Cardiologia reúne especialistas nacionais e internacionais

A oitava edição do “Challenges in Cardiology” vai reunir especialistas nacionais e internacionais para discutir o tratamento de doenças cardiovasculares e o uso crescente das novas tecnologias nos dispositivos médicos. O evento decorre nos dias 6 e 7 de julho, no Palace Hotel Monte Real, em Leiria, e contará com a participação de mais de 250 especialistas.
 
«O “Challenges in Cardiology” já é um evento de referência entre os profissionais de saúde da área cardiovascular e não só, e tentamos em todas as edições abordar as últimas tendências da especialidade, nomeadamente as novas tecnologias, que são verdadeiras aliadas no controlo e tratamento da doença cardiovascular, nas suas variadas formas», explica João Morais, chairman do encontro, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
 
No congresso participam anualmente cardiologistas, profissionais de Medicina Interna e de Medicina Geral e Familiar. «Procuramos sempre ter os contributos de especialistas conceituados para explorar o que de melhor se tem feito na área médica e de investigação, e este ano os principais oradores chegam diretamente de Espanha, França, Itália, Bélgica e Alemanha», revela o chairman do encontro. 
 
No primeiro dia da reunião o programa inclui conferências sobre a reabilitação cardíaca, a desnervação renal na hipertensão não controlada, a insuficiência cardíaca congestiva, a problemática da diabetes conjugada com a doença cardiovascular, as novas orientações clínicas para a hipertensão arterial, a fisiologia coronária e ainda uma reflexão sobre a cibersegurança dos dispositivos médicos.
 
No sábado, dia 7 de julho, vários oradores abordam o papel dos novos anticoagulantes nos doentes cardíacos com cancro, a utilização na prática clínica de aplicações relacionadas com o uso de inibidores, e uma temática da saúde digital: gerir os doentes e a doença.
 
«Como em anos anteriores, alguns “monstros sagrados” da Cardiologia europeia irão estar presentes, como Pedro Brugada, “pai” de uma doença com o seu nome, e Roberto Ferrari, antigo presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia», sublinha João Morais.
 
“Challenges in Cardiology” lança o primeiro “Challenges Accelerator”

Neste congresso é lançada a primeira edição do “Challenges Accelerator”, um galardão que premeia o desenvolvimento de soluções tecnológicas que colmatem as necessidades dos cuidados de saúde, nomeadamente na área da Cardiologia. Os autores dos cinco projetos mais promissores podem apresentar em 10 minutos a sua ideia a um júri multidisciplinar, constituído por profissionais com várias competências, que elegerão o melhor. 
 
No final do encontro científico será também atribuído o “Prémio Challenges in Cardiology” ao melhor trabalho apresentado na forma de cartaz. A organização atribuirá ainda uma distinção ao melhor trabalho realizado por um jovem investigador (com idade até 40 anos), que deverá ser o primeiro autor, e que se designa por “Prémio Jovem Investigador”.

28 de junho de 2018