Centro Hospitalar de Leiria lança "Prémio de Investigação CHL - José Ribeiro Vieira"

Prémio anual promove o desenvolvimento da atividade científica dentro da instituição

O Centro Hospitalar de Leiria lançou o “Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira”, que distingue trabalhos de investigação realizados na instituição, e visa estimular a atividade científica do CHL. O novo galardão é dirigido aos profissionais do CHL, autores de trabalhos publicados em revistas científicas com peer review e fator de impacto atribuído e publicamente conhecido, publicados no ano civil anterior ao que o prémio se refere.
 
João Morais, diretor de Serviço de Cardiologia e Coordenador do Centro de Investigação do CHL, explica que «a criação do Prémio José Ribeiro Vieira insere-se num programa mais vasto que o Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria leva a cabo, e que visa estimular a participação dos profissionais e em especial dos mais jovens, em projetos e iniciativas de investigação científica».
 
Alexandra Borges, vogal do Conselho de Administração do CHL, sublinha que este prémio «visa reconhecer e fomentar a participação dos profissionais do Centro Hospitalar de Leiria em projetos de investigação que se distingam pela excelência. Desta forma estamos a valorizar e a estimular o esforço desenvolvido, reconhecendo os investigadores que mais contribuem para promover a investigação científica e ao mesmo tempo, sensibilizar todos os profissionais para esta temática».
 
Sobre a escolha do nome de José Ribeiro Vieira para batizar o prémio de investigação, João Morais revela que, «sendo a primeira vez que o CHL cria um prémio com este objetivo, achamos que o mesmo deveria ser enriquecido atribuindo-lhe o nome de alguém que ao longo da sua vida se distinguiu nos caminhos da cultura e cujo nome está intimamente ligado à cidade e à região em que nos situamos».
 
«Trata-se de homenagear José Ribeiro Vieira, um cidadão de dimensão nacional, um empresário multifacetado, um homem de cultura, que pautou  a sua vida pela dedicação a causas cívicas, que deu um contributo inequívoco para o desenvolvimento da região e que também ele se distinguiu pela excelência. Pareceu-nos uma forma de manter viva a sua lembrança associando-a à comunidade científica nesta área tão importante que é a saúde», sublinha Alexandra Borges. «Acreditamos que José Ribeiro Vieira, se estivesse ainda junto de nós, iria acompanhar-nos neste propósito de enriquecer Leiria e as suas instituições, neste caso nos domínios do conhecimento científico», reforça João Morais.
 
Teófilo Santos, administrador do Grupo Movicortes, fundado por José Ribeiro Vieira, salienta que «a criação deste prémio de investigação é mais uma prova da estratégia de valorização e qualificação que o Centro Hospitalar de Leiria tem vindo a seguir e que o tem afirmado como uma instituição de referência na área da Saúde, não só nesta região mas também em termos nacionais». «A atribuição do nome de José Ribeiro Vieira ao galardão é, na minha opinião, uma decisão tão feliz quanto justa. Trata-se de uma personalidade maior desta região, que contribuiu de forma determinante para o seu desenvolvimento através de uma intervenção cívica ímpar, sempre com as bandeiras da cultura, do saber e do conhecimento empunhadas com firmeza e convicção. O seu nome valorizará, sem dúvida, o Prémio de Investigação CHL, da mesma forma que a decisão de lho atribuir é uma homenagem bonita e de elevado simbolismo», afirma o advogado e gestor.
 
O prémio tem o valor monetário de 1.000 euros, e pretende custear despesas de investigação e desse modo assegurar a continuidade dos projetos (como a participação num congresso, a aquisição bibliográfica, o pagamento de uma tradução, por exemplo). Os interessados deverão candidatar-se mediante as condições apresentadas em regulamento.
 
Para avaliar as candidaturas submetidas, este ano submetidas até 31 de maio, o CHL conta com um júri constituído por João Morais, Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria e presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente, e Nuno Rama, assistente hospitalar de Cirurgia Geral do Serviço de Cirurgia Geral I. O júri avaliará as candidaturas através dos seguintes critérios: revista científica e fator de impacto, utilidade expectável dos resultados da investigação para o doente e para o CHL, a existência de colaborações com outras instituições nacionais ou internacionais, e a existência de colaborações com outros serviços do CHL.
 
15 de maio de 2018