Centro Hospitalar de Leiria associa-se à Brisas do Lis Night Run pela luta contra o cancro

Dia 21 de fevereiro, a partir das 21h00, na Praça Rodrigues Lobo

O Centro Hospitalar de Leiria vai associar-se à Brisas do Lis Night Run no próximo dia 21 de fevereiro, como forma de celebrar e assinalar a luta contra o cancro. O encontro é às 21h00 na Praça Rodrigues Lobo, e o percurso passará depois pelo Hospital de Santo André, marcando esta parceria entre o Centro Hospitalar e o NEL (Núcleo de Espeleologia de Leiria) / Pédatleta.
 
Esta iniciativa é um dos eventos que decorrem ao longo do mês de fevereiro, e surge da equipa do Hospital de Dia do CHL em colaboração com o Serviço de Oncologia, «como forma de homenagear os nossos utentes, e todos os doentes de cancro em Portugal, a alertar que todos podemos fazer mais pela nossa saúde», explica Alcina Ponte, diretora deste serviço.
 
«Depois de mais de 300 pessoas na caminhada de 4 de fevereiro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, esperamos conseguir juntar muitos utentes e amigos, caminhando ou correndo por esta causa», sublinha Alcina Ponte.
 
Casos aumentam, mas esperança de vida cresce

À semelhança dos restantes países europeus, temos assistido em Portugal a um aumento progressivo do número de novos casos de cancro, mas graças à rápida evolução dos tratamentos oncológicos, prevenção e deteção precoce, a sua cura e a sobrevivência com qualidade de vida é uma realidade cada vez mais evidente.
 
A prevenção primária (promoção de comportamentos saudáveis e vacinação) e a prevenção secundária (diagnóstico precoce, por exemplo através da adesão aos programas de rastreio) são as medidas mais eficazes para reduzir a incidência do cancro, ou aumentar a taxa de sucesso do tratamento.
 
O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento. As patologias tratadas são essencialmente do foro oncológico, como tumores do aparelho digestivo, urológico, do pulmão e da mama, e patologias autoimunes do foro neurológico, digestivo, reumatológico e dermatológico.
 
A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e caraterísticas de cada utente e do seu contexto sociofamiliar.

13 de fevereiro de 2018