Centro Hospitalar de Leiria assinala Dia Mundial do Doente

Comissão de Humanização promove diversas iniciativas 

O Centro Hospitalar de Leiria assinala o Dia Mundial do Doente, que se comemora amanhã, dia 11 de fevereiro, com algumas iniciativas nas unidades do centro hospitalar, promovidas pela Comissão de Humanização. Será distribuída gratuitamente uma edição de um jornal da respetiva cidade aos doentes internados, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, na Unidade de Internamento de Evolução Prolongada de Psiquiatria, nos Andrinos, no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.
 
Neste dia especial todos os doentes internados serão presenteados com um bolo confecionado pela Unidade de Nutrição e Dietética do CHL, com a mensagem de incentivo “A força de um sorriso”, e para os pequenos utentes internados e aos que se dirijam às consultas externas, será também entregue um desenho para colorir, de acordo com as principais tendências televisivas nestas faixas etárias. Na Unidade de Ambulatório da Pediatria, no HSA, estará disponível um mural em papel para que as crianças e os pais possam desenhar, pintar ou deixar mensagens, enquanto aguardam a sua consulta ou tratamento. 
 
«O Dia Mundial do Doente tem uma conotação muito importante na vida de um hospital. O doente é, e será sempre, o centro das nossas atenções», destaca Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização do CHL. «Este ano lançámos o desafio ao “Diário de Leiria”, “Pombal Jornal” e “O Alcoa” que acederam prontamente em oferecer jornais, neste dia, para os doentes internados em Leiria, Pombal e Alcobaça. O Serviço de Anestesiologia foi convidado a escrever um artigo sobre a “dor”, algo que procuramos sempre mitigar na vida do doente, e que será publicado nas redes sociais do CHL.»
 
A presidente da Comissão de Humanização relembra a efeméride do ano passado. «Há precisamente um ano, tivemos a colaboração fantástica dos músicos da região, que ofereceram miniconcertos/serenatas às janelas do Hospital de Santo André. Também constituímos uma bolsa de profissionais voluntários para auxiliar a comunicação dos doentes com as famílias através de videochamadas, tendo em conta os períodos de restrição de visitas. Têm sido tempos difíceis, com as adversidades do distanciamento físico devido à pandemia, mas existem datas que não podemos deixar de assinalar.»
 
Andreia Correia sublinha ainda que «não podemos nunca esquecer a base e o fundamento da instituição desta data, em 1992, pelo Papa João Paulo II e, mais recentemente, as sábias palavras do Papa Francisco que nos lembra que “o doente é sempre mais importante do que a sua doença”».
 
10 de fevereiro de 2022.